Depois de medicado e tratado, o macaco foi levado na manhã desta quinta-feira (26) para uma Reserva Ambiental.
A cidade de Patos de Minas recebeu a visita de mais um animal silvestre. Um macaco da espécie Bugio foi capturado em um salão de festa na avenida JK. Depois de medicado e tratado, ele foi levado na manhã desta quinta-feira (26) para uma Reserva Ambiental no município de Presidente Olegário. O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e deu trabalho.

De acordo com o médico veterinário, Dr. Marco Paulo, o macaco é um filhote macho da espécie Bugio e tem cerca de um ano de idade. A rebeldia do animal pode ter sido a causa de o macaco ter vindo para a cidade. O especialista contou que ele pode ter brigado com outro macho da família e acabou sendo expulso do bando.

E o animal realmente é muito arisco. Depois de levado para a clínica veterinária, ele conseguiu escapar e teve que ser novamente capturado. De acordo com o Ten Maia do Corpo de Bombeiros, depois de fugir, ele foi capturado novamente em uma residência na rua Dona Luiza.

O animal foi medicado e vermifugado para ser liberado em seu habitat natural. O pequeno Bugio que pode chegar a 75 cm de altura, sendo um dos maiores primatas da região, foi levado pela Polícia Militar de Meio Ambiente para a Reserva Vereda Grande, no município de Presidente Olegário. “O lugar ideal seria onde pudéssemos acompanhá-lo, mas não temos este local”, lamentou o veterinário.

De acordo com o Sgt Pereira, da Polícia de Meio Ambiente, o Bugio é muito comum nas matas da região. Ele só não é comum dentro da cidade. O veterinário comentou que outro fato que pode ter trazido o animal para a área urbana é o desmatamento. E esse pode ter sido o motivo de Patos de Minas já ter recebido a visita de vários outros animais. A cidade já teve onça, tamanduá, lobo guará, cobras e capivaras.

Autor: Farley Rocha