A posse do patense Antônio Andrade no Ministério da Agricultura foi bastante comemorada por lideranças mineiras que lotaram o espaço.
A posse do patense Antônio Andrade no Ministério da Agricultura foi bastante comemorada por lideranças mineiras que lotaram o espaço no Palácio do Planalto destinado para a solenidade, na manhã desse sábado (16). Após a posse, o novo ministro foi ovacionado por prefeitos e representantes de entidades ligadas ao setor agrícola.

Os principais meios de comunicação do país cobriram a solenidade em que a presidente Dilma Roussef deu posse a Antônio Andrade no ministério da Agricultura. O deputado federal de Minas assume o lugar que era ocupado por Mendes Ribeiro (PMDB-RS). Além dessa, houve mudanças em outros dois ministérios. O secretário-geral do PDT, Manoel Dias, substituiu o também pedetista Brizola Neto (RJ) no Ministério do Trabalho. Na Secretaria de Aviação Civil, o atual ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB-RJ), assumiu o lugar de Wagner Bittencourt.

Antônio Andrade foi o mais festejado. Para os prefeitos que saíram das mais distantes regiões de Minas para acompanhar a posse, a nomeação de Antônio Andrade representa uma vitória de Minas e do setor agropecuário. O prefeito de Arinos, Roberto Sales, destacou que há muito o Ministério da Agricultura não contava com um nome capaz de entender as necessidades do campo e promover as mudanças necessárias.

Lideranças do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro também fizeram festa para o novo ministro de agricultura. O prefeito Antônio Cláudio Godinho, de Presidente Olegário, destacou que a nomeação de Antônio Andrade significa uma vitória também para a região. O deputado estadual Deiro Marra também pensa desta forma. O parlamentar mineiro estava entusiasmado com a nomeação.

Antônio Andrade disse que vai se esforçar para atender os anseios do setor. O novo ministro disse que o principal problema da agricultura está na comercialização e no transporte da produção. O primeiro desafio, no entanto, será administrar o plano safra que contará com mais de R$ 110 bilhões para financiar a agricultura nacional e fazer aumentar a produção de 185 milhões de toneladas de grãos alcançada na safra passada.

Após a posse, Antônio Andrade voltou para a cidade de Vazante onde foi recebido com festa pelos moradores e por lideranças da região. O novo ministro deverá fazer uma visita a Patos de Minas ainda esta semana.

Autor: Maurício Rocha