O encontro reúne produtores, pesquisadores, representantes da indústria e também do governo para discutir o processo de produção da Macaúba.
O 1º Congresso Brasileiro de Macaúba, aberto nesta terça-feira (19) em Patos de Minas contou com a presença do ministro da agricultura, Antônio Andrade. O encontro reúne produtores, pesquisadores, representantes da indústria e também do governo para discutir o processo de produção e beneficiamento da Macaúba. Compradores internacionais também estão na cidade interessados no óleo da planta.

A Macaúba é uma planta típica desta região do país. Mesmo contando basicamente com o cultivo natural, ela está presente em quase todas as propriedades rurais. Aliás, é aqui na região do Alto Paranaíba que esta espécie apresenta os melhores resultados. Mas apesar das inúmeras vantagens proporcionadas pelo cultivo da Macaúba, o aproveitamento desta planta, ainda é precário.

A Macaúba é uma grande produtora de óleo, indicado para a fabricação de biodiesel. Os frutos desta planta também são indicados para a fabricação de carvão, de ração para animais e da amêndoa pode ser extraído o óleo para a indústria de cosméticos. É isso que atrai o interesse do grupo de empresários alemães que estão em Patos de Minas participando do 1º Congresso Brasileiro de Macaúba.

O Seminário tem o objetivo principal de incentivar o cultivo da Macaúba na região de Patos de Minas. De hoje até o dia 21 de novembro, os participantes vão discutir sobre a cadeia extrativista, o cultivo intensivo, as boas práticas de produção e o processamento da macaúba, além de resultados de pesquisas realizadas sobre a planta.

Mercado para a matéria prima extraída da Macaúba não vai faltar. Durante o encontro, os empresários alemães se mostraram dispostos a comprar toda a produção da Macaúba na região.

E se você se interessou pelo assunto, o programa Chão das Gerais da NTV vai trazer uma reportagem completa sobre o 1º Congresso Brasileiro de Macaúba. O programa vai ao ar neste sábado às 18h30 e no domingo às 11h15.

Autor: Maurício Rocha