O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os produtores rurais para que utilizem a cama de frango de maneira correta e de acordo com o previsto na legislação. Sua utilização na alimentação de ruminantes (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos) é proibida de acordo com a Instrução Normativa nº 8, de 25/03/2004 do Ministério da Agricultura. No entanto, como forma de aproveitamento da cama de frango, recomenda-se sua utilização na agricultura como adubo.
A cama de aviário ou cama de frango, como é mais conhecida, é o conjunto do material utilizado para forrar o piso dos galpões de granjas, que pode ser de maravalha, palha de arroz, feno de capim, sabugo de milho triturado ou serragem com as fezes, urina, restos de ração e penas que se misturam com esse material.
Na alimentação de ruminantes além da cama de frango também são proibidos o uso de sangue e derivados, farinha de sangue, de carne e ossos, de ossos autoclavados, de resíduos de açougue, de vísceras de aves, de penas, de resíduos de abatedouros de aves e qualquer produto que contenha, em sua composição, proteínas e gorduras de origem animal e ainda, os resíduos da exploração de suínos. Esses produtos também podem ser utilizados de maneira legal como adubo.
Risco
Um dos motivos da proibição é o risco que seu uso traz para a sanidade do rebanho nacional. Dentre as doenças que podem ser veiculadas pela cama de frango, estão o botulismo e a encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como doença da vaca louca.
Por isso o IMA, na intenção de preservar esse status, inspeciona constantemente produtores rurais visando a não utilização desse produto na alimentação dos ruminantes, diminuindo o risco do surgimento da doença. O descumprimento da legislação gera auto de infração, e a documentação referente à vistoria é enviada ao Mapa, para demais providências.
É importante frisar que o consumo de produtos de origem animal provenientes de bovinos tratados com cama de frango também representa risco para a saúde humana.
Instituto Mineiro de Agropecuária volta a alertar os produtores para o uso correto da “cama de frango”.
Sua utilização na alimentação de ruminantes é proibida de acordo com a Instrução Normativa nº 8, de 25/03/2004.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 24/05/2026
- em Cidade
Tradição e criatividade marcam a 41ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho em Patos de Minas
- (29)
- COMPARTILHAR
- 24/05/2026
- em Policiais
Motorista bate violentamente em caminhonete estacionada quando falava com a namorada pelo celular
- (25)
- COMPARTILHAR
- 24/05/2026
- em Cidade
Patos de Minas celebra 134 anos com desfile e distribuição de bolo e pamonha
- (21)
- COMPARTILHAR
- 24/05/2026
- em Policiais
Dois jovens são assassinados a tiros na Praça Champagnat em Patos de Minas nesta madrugada
- (92)
- COMPARTILHAR
- 25/05/2026
- em Regionais
Justiça nega exame de DNA em ação para anular paternidade de homem falecido em João Pinheiro
- (0)
- COMPARTILHAR
- 24/05/2026
- em Regionais
Engenheira química morre após caminhonete bater de frente com carreta na BR040
- (33)
- COMPARTILHAR
- 23/05/2026
- em Regionais
Homem é condenado a 210 anos de prisão por estupros cometidos contra a filha em MG
- (46)
- COMPARTILHAR
- 21/05/2026
- em Regionais
PM flagra suspeito caminhando com mochila infantil à noite e prende dupla por furto em construção
- (0)
- COMPARTILHAR
- 20/05/2026
- em Regionais
Carreteiro com obesidade mórbida que foi demitido vai receber R$10 mil de indenização em MG
- (14)
- COMPARTILHAR
- 22/05/2026
- em Gerais
Advogado deixa defesa de Vorcaro após PF rejeitar delação premiada
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/05/2026
- em Gerais
RJ: Polícia apreende mais de 200 mil figurinhas falsificadas da Copa
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/05/2026
- em Gerais
Receita libera consulta ao maior lote de restituição da história
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/05/2026
- em Gerais
Enem 2026: inscrições começam na segunda; provas serão em novembro
- (0)
- COMPARTILHAR
- 21/05/2026
- em Gerais
Governo destina mais R$ 75,3 milhões para atingidos por chuvas em MG
- (0)
- COMPARTILHAR
- 21/05/2026
- em Gerais
Brasileiros com diabetes defendem uso de tecnologias no tratamento
- (0)
- COMPARTILHAR