O Corpo de Bombeiros usou milhares de litros d'água para controlar as chamas.

Um incêndio de grandes proporções destruiu um dos galpões do chamado Ecoponto no bairro Planalto. O local é usado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue  para depositar os pneus descartados na cidade. As chamas começaram por volta de 22 horas dessa quinta-feira (22) e se alastraram rápido dando trabalho para o Corpo de Bombeiros.

De longe era possível ver a fumaça negra cobrindo os céus de Patos de Minas. As chamas tomaram conta de todo o galpão e ameaçavam outros imóveis. O Corpo de Bombeiros teve que agir rápido. O trabalho se concentrou em proteger o galpão do lado, que também faz parte do Ecoponto e que tinha um número muito maior de pneus.

O morador da casa dos fundos ficou indignado. Foi a segunda vez que ele teve que  sair de casa. Em setembro de 2009, um dos galpões do Ecoponto, também lotado de pneus, pegou fogo e trouxe muitos transtornos. O senhor Vitalino Correia disse que se intoxicou com a fumaça das chamas que duraram três meses.

O Ecoponto é usado pela Prefeitura para receber os pneus descartados pela população. A estrutura é importante para evitar que esse tipo de material seja jogado na natureza e se torne criadouro para o mosquito da dengue. De acordo com Marco Antônio,  coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, o galpão incendiado era aberto, mas estava coberto. Ele informou que o local é monitorado semanalmente para evitar a proliferação do aeds aegypti.

Cerca de 15 toneladas de buchas de pneu estavam no galpão incendiado desta vez. De acordo com Marco Antônio, esse material não tem valor comercial. O prejuízo, no entanto, é da estrutura do Ecoponto que ficou destruída. A Prefeitura não confirmou se incêndio foi criminoso. As causas ainda serão investigadas.

Autor: Maurício Rocha