O idoso, de 71 anos, condenado por homicídio duplamente qualificado, foi preso, nesta segunda-feira (02), em uma fazenda próxima à Alagoas, distrito de Patos de Minas. Antônio Gonçalves de Moura havia sido sentenciado a 12 anos e 6 meses de prisão, por matar um jovem com golpes de enxada, em 2014.

Antônio foi julgado duas vezes sob acusação de ter matado Vinícius Oliveira Diniz, de 27 anos, no dia 09/01/2014. A motivação do crime foi um desentendimento entre o jovem e o idoso. Animais da fazenda de Vinícius teriam invadido uma lavoura de milho e causado estragos, na propriedade de Antônio. O idoso chamou o jovem para conversar sobre os prejuízos e os dois acabaram se desentendendo. Durante a discussão, Antônio desferiu três enxadadas em Vinícius, que morreu no local.

No primeiro julgamento, no dia 19/10/2021, a defesa alegou legítima defesa e conseguiu convencer os jurados, que formaram maioria pela absolvição. O Ministério Público recorreu da decisão e um novo julgamento foi marcado. No dia 22/02/2024, Antônio foi novamente julgado. A defesa pediu novamente a absolvição por legítima defesa, porém o corpo de jurados, formado apenas por mulheres, acolheu a tese da acusação.

Antônio foi sentenciado a 12 anos e 6 meses de prisão, no regime fechado. O Ministério Público havia pedido para que fosse iniciado o cumprimento da pena, porém Antônio teve o direito de recorrer em liberdade. A defesa tinha até o dia 27/02/2024 para apresentar o recurso, porém entregou fora do prazo. A sentença transitou em julgado e foi expedido um mandado de prisão contra Antônio.

Nesta segunda-feira (02), a Polícia Militar foi informada sobre o mandado de prisão e iniciou os rastreamentos para localizar Antônio. O idoso estava em uma fazenda próxima ao distrito de Alagoas. Antônio foi preso e apresentado para a autoridade policial na Delegacia de Plantão de Patos de Minas.