Após mais de 7 anos e meio, o homem acusado de assassinar um jovem de 27 anos em Patos de Minas finalmente sentou no banco dos réus para prestar contas à Justiça. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado, mas a defesa conseguiu mostrar para os jurados que o réu agiu em legítima defesa.

O crime aconteceu no dia 09 de Janeiro de 2014 em uma propriedade rural próxima ao perímetro urbano de Patos de Minas. Antônio Gonçalves de Moura, na época com 60 anos, se armou com uma enxada e desferiu pelo menos três golpes na cabeça de Vinícius Oliveira Diniz, de 27 anos. Ele morreu no local.

O crime foi motivado por um desentendimento entre a vítima e autor. Animais de uma propriedade teriam invadido uma lavoura de milho e causaram estragos. Antônio Gonçalves chamou Vinícius para conversar sobre os prejuízos e os dois acabaram se estranhando. No meio da confusão, Antônio acabou desferindo as enxadadas em Vinícius.

O advogado de defesa do réu, Brian Epstein Campos, alegou legítima defesa. Ele disse que o senhor Antônio, bem mais velho que Vinícius, agiu para se defender. A tese usada pela defesa convenceu os jurados que decidiram pela absolvição do réu.