Mais de 10 anos após o crime e pela segunda vez no banco dos réus, um idoso de 71 anos acabou sendo condenado em julgamento realizado nesta quinta-feira (22) em Patos de Minas. A pena estabelecida pelo corpo de jurados ficou acima de 12 anos. No primeiro julgamento, realizado em outubro de 2021, ele havia sido absolvido.

O crime aconteceu em janeiro de 2014, na zona rural de Patos de Minas. O senhor Antônio Gonçalves de Moura, hoje com 71 anos, usava sua terra para o cultivo de milho e a vítima,  Vinicius Oliveira Diniz, na época com 27 anos, criava gado. Em determinado momento, o gado de Vinicius invadiu a roça de milho do senhor Antônio e causou prejuízos.

Segundo os autos do processo, o senhor Antônio foi a divisa das duas propriedades, consertou a cerca e foi pedir para Vinicius retirar o gado. No meio da conversa, os ânimos se exaltaram e o senhor Antônio acabou matando Vinicius com golpes de enxada.

O Ministério Público denunciou e pediu a condenação do senhor Antônio por homicídio duplamente qualificado. No primeiro julgamento, realizado em outubro de 2021, o advogado Brian Epstein Campos alegou que o réu agiu em legítima defesa. Na época, os jurados optaram pela absolvição do réu.

Mas a acusação recorreu e um novo julgamento foi marcada para esta quinta-feira (22). O Ministério Público voltou a pedir a condenação do senhor Antônio por homicídio duplamente qualificado. Já a defesa trabalhou para convencer os jurados de que o réu agiu em legítima defesa.

O corpo de jurados formada somente por mulheres, desta vez,  decidiu por acolher a tese da acusação.  O senhor Antônio foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Entretanto, ele poderá recorrer em liberdade.