Elza vai continuar em Patos de Minas pelos próximos dias até que os dois meninos que sobreviveram recebam alta médica.
“Se não fosse aqui, nessa hora eu estaria velando a minha filha e os meus netos”! Esse é o desabafo da mãe de uma mulher grávida de trigêmeos que teve de deixar a cidade natal para dar a luz em Patos de Minas. A família não encontrou atendimento adequado na cidade de Araguari e teve que viajar às pressas para salvar as crianças.

No terceiro mês de gestação, Elza Fátima Pereira, de 30 anos, descobriu que estava grávida de trigêmeos. De família humilde, ela começou a fazer o acompanhamento pelo SUS, mas não esperava que passaria tanto sufoco para dar à luz aos trigêmeos. No sétimo mês de gravidez, Elza começou a sentir dores e seguiu para o hospital na cidade de Araguari, mas não pode dar a luz.
A família de Elza foi informada que o hospital não dispunha de leitos de UTI para atender os bebês. Um dos três meninos já havia falecido e, como havia só uma vaga, o outro também teria que ser sacrificado. “O médico disse que a gente ia ter que escolher entre um dos dois”, afirmou a avó Lúcia de Fátima Brito Pereira.

Revoltada, a avó acionou a imprensa em Araguari. “Ele (o médico) disse que tinha que eliminar um dos meninos e eu falei para ele que os meus netos não eram bicho para serem eliminados. Foi em Patos de Minas que a família encontrou recursos para dar a luz às crianças. O parto foi feito na noite dessa terça-feira (20) no Hospital São Lucas e os bebês se recuperam bem na nova UTI Neonatal.

A UTI Neonatal do Hospital São Lucas é uma das maiores e mais modernas do Estado. A Unidade de Terapia Intensiva recebe pacientes de diversas regiões de Minas e se tornou referência para recém nascidos que necessitam de cuidados especiais. O parto dos trigêmeos pré-maturos da cidade de Araguari é só mais um exemplo.

A Elza vai continuar em Patos de Minas pelos próximos dias até que os dois meninos que sobreviveram recebam alta médica. Ela vai precisar da ajuda da população. A mãe e meninos necessitam de fraldas e roupas. As doações podem ser encaminhadas para o Hospital São Lucas.

Autor: Maurício Rocha