Os apelos feitos pelos servidores, por autoridades do município e pela comunidade não foram suficientes para convencer o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública a manterem aberto o CEIP de Patos de Minas. Assim como havia adiantado o Patos Hoje, o Centro de Internação do Adolescente Autor de Ato Infracional será fechado na cidade.

O CEIP foi construído com dinheiro do município e tem capacidade para abrigar até 16 adolescentes. São mais de 30 servidores trabalhando no local para atender Patos de Minas e as cidades da região. A Secretaria de Justiça e Segurança Púbica – SEJUSP – argumenta, no entanto, que manter a unidade aberta custa caro demais para o Estado.

O comunicado do fechamento foi feito no início do mês passado. Os adolescentes infratores que estavam recolhidos no local foram transferidos para outras unidades existentes no Estado. Desde então, o CEIP não recebeu mais ninguém. Os adolescentes aprendidos na região foram levados para Araxá e até para Tupaciguara.

Os servidores concursados que estão lotados no CEIP de Patos de Minas foram orientados a procurarem outras unidades no Estado para trabalharem. Eles ainda tinham esperanças de que a intenção de fechar o Centro de Internação de Patos de Minas fosse revertida, mas a resposta encaminhada nessa quarta-feira (09) a autoridades de Patos de Minas é de que a unidade será mesmo fechada.