Patos de Minas pode voltar a conviver com um problema que assombrou a sociedade em um passado recente. O Centro de Internação de Adolescentes Infratores – CEIP – pode ser fechado pelo Governo do Estado, o que deixaria a região inteira sem um espaço adequado para que os infratores possam cumprir suas penas. A informação foi confirmada por servidores, após visita de representantes do Governo do Estado nessa terça-feira (04).

O CEIP de Patos de Minas foi construído na região de Canavial, no lugar de uma escola desativada. Na época, em 2010, a Câmara Municipal doou os recursos para a execução do projeto, que solucionaria um problema da região. Não havia lugar para que adolescentes infratores pudessem cumprir suas penas. No tempo que permaneceram nas celas insalubres do cadeião, um deles chegou a ser assassinado.

Depois de cerca de 12 anos de funcionamento, a informação é de que o Centro de Internação será fechado pelo Governo do Estado. Durante a visita dos representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP – nessa terça-feira (04) os cerca de 30 funcionários que atuam na unidade foram informados do fechamento e orientados a escolherem outras unidades no Estado para atuarem. A medida não agradou.

A informação que chegou ao Patos Hoje é que o CEIP de Patos de Minas, que atende todas as cidades da região, já não está mais recebendo adolescentes infratores. Hoje, apenas três menores estão abrigados no local. Aqueles que foram apreendidos nos últimos dias na região foram encaminhados para outras unidades no Estado.

A redação do Patos Hoje pediu um posicionamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública para saber o real motivo do fechamento da unidade de Patos de Minas e qual será o destino dos servidores e da estrutura que abriga do CEIP. A resposta será postada neste espaço assim que for enviada.