Os trabalhadores patenses têm motivos para comemorar em 2009. O município encerra o ano com um índice de geração de empregos superior à média nacional. Entre os meses de Janeiro e Novembro de 2009, Patos de Minas registrou um aumento de 6,72% na geração de empregos.

Foram criados no período de 11 meses, 1804 novos empregos. Os dados foram fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego. Só o posto do Sine empregou mais de mil trabalhadores, atingido a média estipulada pelo Governo do Estado.

Esse levantamento mantém o município em uma posição privilegiada, já que Patos de Minas continua com uma média de geração de empregos acima das médias nacionais (4,41%) e estadual (4,11%). Entre os meses de Janeiro e Outubro, a cidade registrou crescimento de 5,79%, enquanto Minas Gerais cresceu apenas 3,38% e Brasil 3,64%.

Os setores que mais empregaram em Patos de Minas foram da Construção Civil, com 728 novas contratações, e Serviços, com 337. Áreas que também cresceram a nível nacional: Construção Civil com 11,81% de aumento e Serviços com 4,46%.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o início de novas obras públicas, como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, pela Copasa, são sinais de que a economia de Patos de Minas deverá continuar crescendo e gerando novos empregos.