Vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas estão preocupados com a falta de espaço e com a falta de estrutura no Cemitério Municipal de Santa Cruz. Na tarde dessa segunda-feira (27), os vereadores João Batista Donizete da Cruz - Batista Miúdo - e Pedro Lucas Rodrigues - Xará - fizeram uma visita ao local e detectaram o que eles chamaram de falta de condições estruturais para o sepultamento digno do cidadão.

De acordo com os vereadores, na área anexa ao antigo Cemitério a terra está cedendo e com grandes erosões, sendo que a situação está ainda mais grave devido ao período chuvoso. Os parlamentares alegam que, apesar da cobrança de taxa para o sepultamento, no valor de R$ 58,00, as famílias tem encontrado dificuldades para o sepultamento de seus mortos. “Sem opção e condições financeiras, muitos estão sendo sepultados em covas reutilizadas e comprometidas com as rachaduras”, afirmam.

Os Vereadores, também, se mostraram preocupados com o estado de algumas sepulturas que se encontram bastante danificadas. Batista Miúdo e Pedro Lucas conversaram com os funcionários e com o Encarregado de Obras, Veneraldo Luiz Moreira, que há 20 anos trabalha no Cemitério. Segundo eles, o problema da falta de espaço é antigo e vem se agravando com o tempo. Na parte antiga do Cemitério ainda existe de 15 a 20 terrenos do Município para serem utilizados nos sepultamentos.

Os Vereadores sugerem que os engenheiros do Município ajudem a resolver os problemas de erosões e da falta de espaço para os sepultamentos. Outra ideia seria a utilização da área de rampas para a construção de novas sepulturas. Batista Miúdo e Pedro Lucas acreditam, que no local, possam ser construídas 150 sepulturas. Os Vereadores pretendem procurar a Prefeita Municipal, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia - para buscar providências para os problemas.