O aumento dos casos de Covid-19 em Patos de Minas nos últimos dias fez o prefeito Luís Eduardo Falcão mudar os planos de permitir a retomada das aulas presenciais a partir do próximo mês. Decreto publicado nesta sexta-feira (29) adia a retomada das atividades nas escolas particulares para o mês de março.

Através de um comunicado enviado para os diretores e representantes das escolas particulares de Patos de Minas, o prefeito Luís Eduardo Falcão informou a decisão de adiar o retorno presencial das aulas.  As medidas se devem aos números alarmantes de contágio pela Covid-19 registrados em Patos de Minas nos últimos dias. O número de casos confirmados chegou a 5.478 e as mortes chegaram a 107.

Comunicado:

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem por meio deste informar a decisão de manter suspenso, até 28 de fevereiro, o retorno das aulas presenciais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) em instituições públicas, privadas e filantrópicas​.

O município tem trabalhado arduamente no combate à pandemia do coronavírus, mas, nos últimos dias, o que se viu no município foi aumento brusco dos casos da doença. A ocupação de leitos públicos Covid-19 chegou a 100% de ocupação, e a taxa de contaminação local é cerca de 30% maior do que a de todo o estado de Minas Gerais.

Segundo estudos científicos, a recomendação para a abertura de escolas é de 20 casos diários por 100 mil habitantes. Para Patos, com cerca de 150 mil habitantes, seriam portanto aproximadamente 30 casos. Infelizmente, nos últimos dias temos um número diário muito acima disso. Os cuidados de todos é crucial para diminuir o surgimento de novos casos e permitir a abertura segura das escolas.

A Prefeitura de Patos de Minas e o prefeito Luís Eduardo Falcão têm buscado meios de retomada da economia, do ensino e da cidade como um todo e, por isso, convidam as diretoras e diretores das escolas privadas, que teriam suas atividades presenciais retomadas na próxima segunda-feira (1o), para reunião de alinhamento. O diálogo é sempre a maior base de construção das políticas públicas e das decisões do município.

A decisão de manter a suspensão das aulas presenciais está estabelecida no Decreto 4.987, de 29 de janeiro de 2021 (​DOM 318 - Edição Extraordinária​).