O Senac em Patos de Minas, que integra no Sistema Fecomércio MG, abriu vagas para cursos gratuitos voltados ao setor de beleza, com início a partir de março. As formações são oferecidas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos, e pelo Senac+, que atende alunos indicados por empresas do comércio, sindicatos empresariais e instituições sociais credenciadas. As aulas acontecem no período noturno, de segunda a sexta-feira, e têm foco no aperfeiçoamento prático de profissionais que desejam ampliar a renda e se destacar no mercado local.
Os cursos seguem duas áreas que ganharam relevância entre cabeleireiros(as), profissionais de maquiagens e estética, a colorimetria e visagismo. A colorimetria, que será abordada no curso Colorimetria: Matemática das Cores, ensina o estudo das cores e sua aplicação correta, reduzindo erros de pigmentação, ajudando na criação de tons personalizados e preservando a saúde do fio ou da pele. Já o curso Visagismo: Criatividade na Construção da Imagem Pessoal apresenta técnicas para analisar formatos de rosto, características individuais e comunicação visual, tornando o atendimento mais consultivo e estratégico.
A diretora da unidade, Francislene Chagas, reforça que o ganho profissional é imediato. “Quando o aluno entende por que está aplicando determinada técnica, ele ganha segurança e entrega um serviço mais completo. Isso aumenta a confiança do cliente e melhora os resultados do trabalho”, afirma.
Para quem atua de forma autônoma, dominar colorimetria e visagismo significa atender com mais precisão, conquistar fidelização e elevar o padrão dos atendimentos oferecidos. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Senac. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis legais.
Serviço – Cursos gratuitos do Senac em Patos de Minas
*Colorimetria: Matemática das Cores – PSG / Senac+
Período: 09/03/2026 a 10/04/2026
Horário: 19h às 22h
* Visagismo: Criatividade na Construção da Imagem Pessoal – PSG / Senac+
Período: 23/03/2026 a 14/04/2026
Horário: 19h às 22h
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 87 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Patos de Minas é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos ágeis, Aprendizagem Comercial e MBA. Presente na cidade desde 2002, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, conta com infraestrutura completa, com laboratórios de informática, estética, auditório, laboratório de enfermagem, biblioteca e salão de beleza pedagógico, todos bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 87 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Informe Publicitário