No dia 03 de outubro, os eleitores brasileiros vão as urnas escolher o novo presidente da república, governador, senadores, deputado federal e deputado estadual. Este ano, pela primeira vez, além do título de eleitor, os eleitores também serão obrigados a apresentarem um documento com foto para a identificação. A mudança tem sido motivo de preocupação para a Justiça Eleitoral.

Em outras eleições, bastava apresentar o título ou documento de identidade para ter acesso as seções de votação. Este ano, os eleitores terão obrigatoriamente que apresentar os dois documentos. A Justiça Eleitoral vai aceitar qualquer documento com foto, como carteira de trabalho, identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação.

Quem não tem título de eleitor tem até o dia 23 de setembro para retirar a segunda via do documento. A recomendação é para que as pessoas procurem o Cartório Eleitoral com antecedência. O órgão trabalha em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados. Neste 7 de setembro, o cartório eleitoral de Patos de Minas vai ficar aberto de 12 às 19h.

Os juízes eleitorais da Comarca de Patos de Minas, Vinícius de Ávila Leite e Joamar Gomes Vieira Nunes, alertam que ninguém poderá votar se não apresentar o título de eleitor e o documento de identidade. As pessoas que não providenciarem os documentos serão impedidas de votar e ficarão em débito com a Justiça Eleitoral.