Alguns distritos de Patos de Minas estão sendo abastecidos através de caminhões-pipa.
Alguns distritos de Patos de Minas já sofrem com a estiagem. Nesta terça-feira (23), as torneiras não correram água. Alguns córregos já não suportam mais abastecer as comunidades e a forma encontrada para abastecimento tem sido através de caminhões-pipa. A Copasa pede para que as pessoas evitem o desperdício.

A seca afetou a zona rural e pode também afetar a cidade. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Copasa, o longo período de estiagem vem reduzindo o nível dos córregos Bauzinho e Bomsucesso, que abastecem, respectivamente, as comunidades rurais de Pindaíbas e Bomsucesso.

Para garantir o abastecimento dos distritos, inclusive dos imóveis localizados nas partes mais altas, caminhões-pipa reforçam, diariamente, o abastecimento das comunidades buscando água em Areado e Varjão de Minas e levando até aos reservatórios das localidades para distribuição.

No perímetro urbano de Patos de Minas, a Copasa esclarece que o abastecimento à população permanece normalizado, apesar do período de estiagem que vem reduzindo o nível do Rio Paranaíba. No entanto, a Copasa alerta que o nível do Rio Paranaíba está 10% mais baixo em comparação com 2013 e a situação preocupa.

A companhia pede a colaboração de todos os moradores de Pindaíbas, Bomsucesso e também de Patos de Minas para evitarem o desperdício principalmente neste período de estiagem. A Copasa orienta os moradores a adotarem medidas simples como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal; molhar plantas com regador; e, não lavar o passeio com água tratada. A Copasa lembra que o uso consciente da água é importante em qualquer estação do ano.

Autor: Farley Rocha