O Governo de Minas emitiu uma série de recomendações aos prefeitos das cidades mineiras para adotarem medidas mais rigorosas para conterem o avanço da Covid-19 no Estado. Mesmo com o início da vacinação, a pandemia continua avançando e fazendo vítimas. Só nessa quarta-feira (03), foram registradas 189 mortes em decorrência da Covid-19 no Estado.

A orientação, válida principalmente para o período de 12 a 17 de fevereiro, prevê a proibição de praças e ruas para a realização de Carnaval e a suspensão do ponto facultativo, o que já ocorreu em Patos de Minas.

Orientações

-Não autorizar, no âmbito de seu território, o fechamento de ruas, praças e congêneres para fins festivos;
-Não autorizar, no âmbito de seu território, o uso de espaços de serviços para fins de eventos de Carnaval, tais como academias, clubes, centros de compras, estacionamentos e congêneres;
-Não decretar feriado ou ponto facultativo no período do Carnaval;
-Cancelar eventuais celebrações cívicas municipais;
-Implementar, durante o Carnaval, as medidas de segurança próprias para a onda vermelha, independentemente da fase de funcionamento das atividades socioeconômicas em que se encontrar a macro ou microrregião;
-Suspender a realização de qualquer evento, público ou privado, de qualquer natureza, no período em questão, inclusive para aqueles de pequeno porte de que trata o protocolo para a onda vermelha;

Adotar medidas para:
- Evitar aglomerações em locais turísticos e esportivos, tais como praças, balneários, estádios e congêneres;
- Desestimular o uso de equipamentos de amplificação sonora ou instrumentos musicais que possam incentivar aglomerações.

Orientações para empresas:
-priorizar o teletrabalho
-proibir o autoatendimento (self service)
-Estimular atendimento com agendamento prévio
-Questionar o cliente (de preferência por telefone) se apresenta sintomas de doenças respiratórias, sem está em quarentena ou se testou positivo para Covid-19. (pacientes positivos não poderão ser atendidos.
-Aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes.
Todos os demais protocolos e medidas de segurança recomendadas pelo plano Minas Consciente devem ser observadas no período do Carnaval, independentemente da adesão do município, para que possam complementar possíveis ações já adotadas pelas próprias prefeituras. As recomendações também são válidas para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Equipamentos e espaços de gestão do Estado

Ainda conforme a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, as unidades de conservação, balneários, centros de eventos socioculturais, instalações e equipamentos históricos do Estado deverão permanecer fechados para o acesso ao público durante o período carnavalesco. A mesma medida de enfrentamento à pandemia é recomendada aos municípios.

Minas Consciente

Ainda nesta quarta-feira (3/2), o Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou o avanço das macrorregiões Sudeste e Centro, que engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte, para a onda amarela do Minas Consciente. A macrorregião Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, continua na Onda Vermelha.
Nesta terceira fase do plano, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.