Ternos de Congado e Moçambique de diversas cidades da região participaram, nesse domingo (28), do Encontro dos Filhos e Filhas de Nossa Senhora do Rosário. O encontro acontece a 14 anos em Patos de Minas e já faz parte da tradição. A programação começou bem cedo com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.


A movimentação foi grande na avenida Paracatu. Depois de louvar a padroeira, os integrantes dos ternos de Congado e Moçambique pararam para o almoço e em seguida saíram em desfile pelas ruas da cidade. As roupas coloridas, o som das caixas e tambores e a dança chamavam a atenção das pessoas.

O Congado é uma tradição africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos. Em Patos de Minas, a tradição é mantida por grupos que se formaram na região do bairro São José Operário e Nossa Senhora Aparecida. Há anos o costume vem sendo passado de geração para geração.

Os ternos de congado e moçambique são marcados pelas roupas coloridas, pela música e pela dança. Caixas, pandeiros e reco-recos dão um ritmo único que é acompanhado com precisão pelos dançarinos. As celebrações ocorrem durante todo o ano, mas principalmente no mês de outubro quando ocorre a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário.

Em Patos de Minas, o mês de novembro é dedicado ao Encontro dos Filhos e Filhas de Nossa Senhora do Rosário. O Encontro dos Filhos e Filhas de Nossa Senhora do Rosário em sua 14ª edição terminou com uma concentração na Orla da Lagoa Grande.