A Lagoinha deve começar a receber as máquinas para fazer a retirada dos sedimentos, sujeira, barro e objetos nesta semana. A primeira etapa do trabalho consistiu em fazer o esvaziamento e retirada dos peixes e cágados. Toda a Lagoinha deve ser revitalizada.

Após a retiradas dos animais, a Lagoinha irá passar pelo processo de desassoreamento, quando máquinas deverão ir até o local para remover o barro, objetos e sujeira do local. Praticamente toda a água já foi eliminada. O espaço faz parte do programam Viva Patos e foi adotado pelo Unipam.

As espécies nativas foram levadas para a Lagoa Grande e as não nativas encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Cetras. Além do desassoreamento, será feito o reparo na drenagem da Lagoinha e da alimentação.

A previsão de término de toda a obra de desassoreamento, limpeza e revitalização da Lagoinha é no final de novembro. A recuperação da Lagoinha deve levar proporcionar um ambiente mais tranquilo para os moradores e visitantes.