O Superintendente do DNIT em Minas Gerais, Sebastião Donizetti de Souza, foi recebido por lideranças da região na manhã desta sexta-feira (29) em Patos de Minas. Ele veio dar a ordem para a retomada dos serviços no Trevo da Pipoca. A intenção é concluir a obra antes da Festa do Milho deste ano.

O trabalho estava em fase adiantada quando foi interrompido em dezembro de 2008. É que nenhum dos representantes de Patos de Minas se lembrou de incluir no orçamento da União os recursos necessários para a conclusão da obra. A retomada das obras só foi possível graças à aprovação da emenda de 11 milhões, em um esforço conjunto entre os deputados Antônio Andrade (PMDB) e Geraldo Magela (PT).

“O apoio do deputado Magela foi fundamental na aprovação da emenda”, diz Antônio Andrade. O deputado explica que por ser relator do PL31 não poderia colocar a emenda e solicitou esta ação ao deputado Magela. “Sou muito grato ao Magela, que é filho dessa terra e também trabalha muito por Patos de Minas. Magela é um grande parceiro nas discussões da cidade na Câmara dos Deputados. Atendendo a minha solicitação ele colocou a emenda e eu, como relator, acatei, é claro”, ressalta.


Os 11 milhões de reais serão necessários para a conclusão do Viaduto no Trevo da Pipoca, da passagem de acesso à Ceasa Regional na BR 365, da conclusão das obras de arte (divisória de concreto) na BR 354 e da construção de pistas de aceleração e desaceleração na avenida J.K, além da sinalização.



Ao dar a ordem de serviço em Patos de Minas, o superintendente do DNIT, Sebastião Donizette, anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 138 milhões para a restauração da BR 354, que vai do Trevo da Pipoca até a BR 262. O processo de licitação para a contratação da empresa que vai fazer o serviço deverá ser aberto nos próximos dias. “A gente quer ver se inicia este serviço ainda no primeiro semestre deste ano”, informou.

O superintendente também comunicou a abertura de licitação para a realização de estudos de viabilidade técnica para a pavimentação da BR 352 que faz a ligação entre Patos de Minas e Coromandel passando pela Rocinha. Este é o primeiro passo para a realização da obra. De acordo com o deputado Antônio Andrade, 40 milhões de reais já estão garantidos no orçamento da União para fazer o serviço.

As lideranças presentes ao encontro comemoraram a retomada das obras no Trevo da Pipoca e o anúncio de melhorias nas estradas da região.