A emissão de Carteiras de Identidade será interrompida nesta quarta-feira (25) a partir das 14h. Em comunicado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), informou que a suspensão do serviço ocorrerá em todas as unidades do estado de Minas Gerais, incluindo as 32 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Segundo o órgão, a interrupção ocorrerá para a modernização do Sistema de Informação Policial (SIP), plataforma que reúne a base de dados dos cidadãos mineiros. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o atendimento será retomado nas UAIs na quinta-feira (26/5), a partir das 7h.

Como emitir a Carteira de Identidade

Para emitir o documento de identidade é necessário fazer o agendamento on-line por meio do site Agendamento OnLine, do Governo de Minas. É preciso apresentar duas fotos 3X4 recentes, de frente, com fundo limpo, sem qualquer cobertura na cabeça ou rosto e impressas em papel fotográfico. No caso de cidadãos solteiros, é preciso também apresentar a certidão de nascimento em bom estado. Já para casados, separados, divorciados ou viúvos será cobrada a certidão de casamento, com as devidas averbações, também em bom estado.

Não é preciso pagar pela carteira de identidade em dois casos: na emissão da 1ª via e na emissão de 2ª via por motivo de roubo ou furto, mediante apresentação de boletim de ocorrência. Nas demais situações, para emissão de 2ª via, existe uma taxa, atualizada anualmente, cujo valor pode ser consultado no site https://cidadao.mg.gov.br .