O deputado estadual Elmiro Nascimento esteve esta semana na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em audiência com o Secretário de Estado de Cultura Washington Mello. Durante o encontro, o parlamentar solicitou apoio e liberação das verbas destinadas às entidades de cultura de Patos de Minas e de outras cidades do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

Entre os assuntos abordados na audiência está o “Projeto Patureba: o artista plástico e o artesão fazendo cultura em mutirão”. O parlamentar também cobrou apoio da secretaria para as bandas de música do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro e para o Programa de Apoio as Folias de Reis da região.

O Projeto Patureba, de Patos de minas, cadastrado no programa “100 novos pontos de cultura para Minas Gerais”, foi prejudicado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impediu o repasse de verbas destinadas as entidades culturais a partir de 1 de janeiro, para os anos eleitorais, alegando que o dinheiro seria usado indevidamente como forma de campanha.

O secretário Washington Mello se comprometeu em analisar a situação, com empenho, e dará uma rápida resposta para a questão. Mello não concorda com a medida do TSE. “Foi uma ação inesperada do TSE. Analisarei a situação e veremos o que pode ser feito”, afirmou o secretário de cultura.

As bandas musicais do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, cadastradas e aptas, voltarão a receber os instrumentos dentro do Programa de Apoio ás Bandas de Música do Estado. Para as bandas municipais, a previsão de entrega é anterior ao período eleitoral de 2010. As bandas de caráter privado receberão após esse período.

“As bandas são grandes instrumentos culturais das cidades e vivem dessa ajuda. Faremos o possível para ajudá-las”, disse Washington Mello. Ficou definido também durante a audiência que a tradicional festa de Folia de Reis voltará a receber instrumentos e roupas para os foliões após o período eleitoral de 2010.

O deputado Elmiro Nascimento deixou a audiência satisfeito e otimista. “Espero que esses impasses se resolvam o quanto antes e estamos trabalhando para isso. Os programas culturais são de suma importância para os municípios interioranos e fazem a diferença em prol da população. As festividades tradicionais são mais bonitas com a presença das bandas e elas precisam da nossa ajuda para se manterem vivas”, afirmou Elmiro Nascimento.