A comunidade de Santa Clara no bairro Santa Terezinha fez mutirão para limpar e enfeitar as margens do Rio Paranaíba para a passagem da Barqueata em louvor a Nossa Senhora Aparecida. O passeio das embarcações com a imagem da santa já é tradicional em Patos de Minas e, todos os anos, reúne centenas de devotos.

A Barqueata em louvor à Padroeira do Brasil começa a ser preparada de manhã bem cedo. Os devotos se enfeitam e preparam suas embarcações para descer o Rio até as imediações do bairro que recebe o nome da santa. Este ano, mais de 20 embarcações participaram do passeio em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

Altares são preparados às margens do Rio e a Barqueata interrompe a viagem para saldar os devotos. Em cada parada, uma pequena celebração e homenagens à Nossa Senhora Aparecida. Todos querem tocar a imagem, alguns para agradecer as bênçãos recebidas, outros para alcançar as bênçãos através da intercessão da santa.

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. Através de uma lei aprovada em 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia à devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

As comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida se espalham por todo país. Uma das características das celebrações é o uso de fogos de artifício para saudar a santa. Em Patos de Minas, a programação se encerra com uma missa no final da tarde celebrada pela bispo diocesano, Dom Claudio Nori Sturm, em frente à Capela de Nossa Senhora Aparecida, no balão do Cristavo.