Como acontece em todos os anos, os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile.
A história de Patos de Minas contada em um Desfile Cívico, Estudantil e Militar que vai ficar marcado nas comemorações do aniversário de 120 anos do município. As apresentações duraram a manhã inteira e levaram uma multidão para avenida Getúlio Vargas nesta quinta-feira (24), feriado municipal.

Como acontece em todos os anos, os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile. Em seguida vieram os homens das forças de segurança com suas viaturas e equipamentos disponibilizados para a garantia da paz social. A Polícia Rodoviária Federal apresentou as enormes motocicletas usadas para fazer escoltas de chefes de estado.

Em seguida vieram as escolas, cada uma contando uma parte da história de Patos de Minas e mostrando as riquezas e particularidades do município. Para os mais antigos foi uma viagem no tempo. A Escola Zama Maciel, por exemplo, retratou a época dos bailes e das paqueras no centro da cidade como o famoso “Vai e vem”.

Os diferentes distritos de Patos de Minas também participaram da festa. Os alunos da zona rural capricharam nos figurinos e nos carros alegóricos. Cada um trouxe aquilo que há de melhor na comunidade. Tudo isso, sem esquecer das tradições das festas juninas, dos bailes na roça e da fé do povo.

34 escolas, comitivas e projetos sociais participaram do Desfile que durou mais de 3 horas. Nem as barracas esquecidas no meio da avenida tirou o brilho da Parada Estudante e Militar que só terminou depois da passagem dos representantes da beleza patense. Mister e Misses subiram a Getúlio Vargas arrancando aplausos do público.

O Desfile foi encerrado com a passagem dos carros alegóricos que traziam a rainha e princesas do milho de 2011 e as candidatas de 2012. Elas subiram a avenida em seus carros alegóricos sendo levadas por cavaleiros e amazonas da Comitiva Terra do Milho e da Associação de Muladeiros.

Autor: Maurício Rocha