O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas lançou na manhã desta segunda-feira (17) o Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2024. Ações de prevenção para serão realizadas durante os meses de junho e julho, sendo as ações de respostas nos meses de agosto e setembro.

O lançamento do plano aconteceu no Parque do Mocambo e contou com a presença da Defesa Civil e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além dos Bombeiros Mirins, que participaram de uma Trilha Ecológica pelo parque. Os Militares apresentaram os equipamentos de prevenção e combate a incêndio florestal e também a frota disponível.

Ações de prevenções, com treinamentos, serão desenvolvidas com moradores próximos à parques florestais, como a Mata do Catingueiro, Parque do Mocambo e a Mata do Cachorro, além de ações de vigilâncias. Também serão desenvolvidas ações em lotes vagos próximos a hospitais públicos e escolas.


“No ano passado a gente teve redução significativa de incêndios naqueles locais (parques ecológicos). São locais de relevância para o Corpo de Bombeiros exercer suas funções, para que a população possa ter uma qualidade do meio ambiente satisfatória para exercícios de suas atividades diárias”, afirmou o Major Arthur, do Corpo de Bombeiros.

Além das prevenções, em uma ação conjunta, a UFU, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil irão monitorar a Umidade Relativa do Ar (U.R.A.). “A U.R.A. o ideal é quanto maior melhor. Abaixo de 50% é algo critico, abaixo de 30% é algo muito preocupante e isso nós temos que tomar muito cuidado”, explicou Lawrence Amaral, professor na UFU.

A grande preocupação do Corpo de Bombeiros é com os meses de agosto e setembro, que é quando a U.R.A. está mais baixa e o tempo mais seco, sendo o clima propício para incêndios.

Números de incêndios tiveram redução nos primeiros cinco meses em comparação com 2023

Dados do Corpo de Bombeiros apontam redução de incêndios nos primeiros cinco meses do ano, se comparados com o mesmo período de 2023. No ano passado foram 126 ocorrências registradas até o mês de maio, enquanto em 2024 foram 79 registros.

Os números ainda apontam a importância do Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem, pois os meses de junho (101), julho (183), agosto (227) e setembro (200) de 2023, tiveram o maior quantitativo de ocorrências de incêndios, somente neste período houve 711 registros dos 956 registrados ao longo do ano.