Uma estação com dias quentes e fortes temporais em determinados horários. Esta é a previsão do Corpo de Bombeiros e do Instituto MG Tempo para os próximos dias na região. Um problema para quem sofre com os deslizamentos de encostas e enchentes. Alguns cuidados, no entanto, podem evitar incidentes mais graves.

O temporal que caiu sobre Patos de Minas no final da tarde dessa terça-feira (26) foi o prenúncio do que pode acontecer nos próximos dias. A chuva forte não chegou a causar os estragos como de outras vezes, mas trouxe preocupação. Algumas ruas ficaram alagadas, inclusive no centro da cidade. A tempestade serviu de alerta para a população que deve adotar algumas medidas para evitar problemas.

De acordo com o tenente Arthur, comandante da Companhia de Bombeiros de Patos de Minas, o primeiro passo é procurar se informar da previsão do tempo diariamente. Em caso de chuva forte, busque um local seguro, em uma posição mais alta. Os pedestres devem evitar atravessar vias inundadas, pois elas podem conter buracos ou obstáculos encobertos.

Para os motoristas, a recomendação do Corpo de Bombeiros é para que eles não tentem dar partida no carro dentro d’água. Se a poça cobrir 3/4 da roda, já há o risco de o veículo boiar. O ideal é manter os pneus sempre bem calibrados e em bom estado de conservação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em Patos de Minas as chuvas fortes provocam deslizamentos de terra e enchentes em pontos que já estão catalogados. Os deslizamentos, por exemplo, acontecem, principalmente, na região do bairro Jardim Esperança, enquanto as enchentes ocorrem na parte mais baixa da cidade.

A avenida Fátima Porto, avenida Padre Almir, e os bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa são os pontos onde ocorrem os maiores problemas com alagamento. O Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas que moram em áreas de risco mantenham-se em alerta nesta época do ano e com calhas e bueiros sempre limpos para permitir o escoamento da água.

O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil já estão se mobilizando para amenizar os transtornos provocados pela chuva. Diante de qualquer situação de perigo ligue para o Corpo de Bombeiros através do 193.