O que era para ser uma reunião interna dos técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico acabou se transformando em um grande evento no final da tarde dessa quinta-feira (25). Mas o resultado foi positivo. Antes mesmo de concluir o projeto, os técnicos da Copasa apresentaram um esboço da ideia que eles têm para o Parque Municipal do Mocambo.

Na renegociação do convênio para a prestação dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto, a Prefeitura conseguiu convencer a COPASA a investir na revitalização do Parque Municipal do Mocambo. O enorme espaço verde, bem próximo ao centro da cidade, enfrenta sérias dificuldades e está praticamente abandonado.

O engenheiro da Copasa, Júlio César, informou que o trabalho no local já começou. O primeiro passo foi a retirada das ligações clandestinas de esgoto que contaminavam as nascentes. Uma rede interceptora foi construída para impedir que os dejetos fossem jogados dentro do Parque.

O engenheiro explicou ainda que a intenção da Copasa é construir um Centro de Educação Ambiental dentro do Parque, além de reformar as instalações e áreas de lazer e construir pista para caminhadas e pista de bicicross. Além disso, o Parque deverá receber um sistema de iluminação.

O Projeto, no entanto, ainda está sendo elaborado. Os valores que a Companhia pretende investir no Parque não foram anunciados. Como o Parque é tombado pelo Patrimônio Histórico, as alterações terão que passar pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.

Ao final do encontro, Júlio César sugeriu que o município, que é o proprietário da área, crie uma comissão gestora para administrar o Parque Municipal do Mocambo.