Representantes dos Conselhos de Segurança do Centro, da região 2 e do Conselho Municipal de Segurança Pública reuniram autoridades e representantes da imprensa nessa quinta-feira (14) para avaliarem o problema da poluição sonora em Patos de Minas. Os casos de perturbação do sossego têm chegado com frequência à sala de operações da Polícia Militar.


Qual é o tipo de poluição que mais incomoda? Quais são os locais e horários mais frequentes? O que fazer para solucionar o problema? Os representantes dos conselhos de segurança querem ouvir a população para elaborar um diagnóstico da poluição sonora e da perturbação do sossego em Patos de Minas.


A partir das informações colhidas junto à população, os voluntários vão elaborar um plano de ação para solucionar o problema. De acordo com Fernando Diniz, presidente do Consep II, a intenção não é proibir que as pessoas utilizem o som do carro ou que façam suas comemorações em casa. A ideia é fazer com que as pessoas façam isso de forma racional, sem tirar o sossego do vizinho.


No passado, órgãos ligados à segurança pública criaram a Patrulha do Sossego em Patos de Minas que funcionou bem durante alguns meses. O excesso de rigor em algumas ações, no entanto, fez com que a própria população abandonasse a proposta, que acabou caindo no esquecimento.