Em uma escala que vai de zero a 10, o município de Patos de Minas alcançou nota 2,5 em uma avaliação realizada pelo Ministério Público Federal para avaliar a transparência das Prefeituras brasileiras na divulgação das receitas e despesas. Entre os 853 municípios de Minas, mais de 100 tiraram nota zero.

A avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios brasileiros e dos 27 entes da federação aconteceu no período de 08 a setembro a 09 de outubro e avaliou aspectos legais e boas práticas de transparência. O trabalho faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.

Com nota 2,5, Patos de Minas ocupou apenas o 487º lugar no Estado de Minas, ao lado da cidade de Patrocínio que também obteve nota 2,5. Entre as cidades da região, Lagoa Formosa obteve o melhor resultado com nota 6,10. A maior nota em Minas foi da cidade de Santana do Paraíso com nota 8,9. A média do Estado de Minas foi de 7,8 pontos.

O fraco desempenho alcançado pela cidade de Patos de Minas pode estar relacionado à mudança do sistema de informática da Prefeitura. A nova empresa contratada para prestar o serviço tem sido alvo de muitas reclamações. As ferramentas disponibilizadas até hoje não funcionam de forma adequada para atender as demandas do município.

Para se ter uma ideia, a Administração Municipal ainda não conseguiu apresentar as contas do segundo quadrimestre do ano de 2015, referente aos meses de maio a agosto. A apresentação dos dados em audiência pública na Câmara Municipal é uma exigência  da lei e pode trazer sérias consequências para o município e para o gestor.

Autor: Maurício Rocha