Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um treinamento para os profissionais.
A volta dos casos de gripe A (H1N1), a chamada Gripe Suína, tem causado preocupação entre os órgãos de saúde de Patos de Minas. A cidade registrou a segunda morte em decorrência da doença e as notificações continuam a acontecer. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um treinamento para os profissionais.

O treinamento foi para médicos e enfermeiros das equipes do Programa de Saúde da Família e da Unidade de Pronto Atendimento. Os profissionais receberam orientações sobre a forma mais adequada de prestar assistência aos pacientes suspeitos de portarem o vírus H1N1.

Além disso, os profissionais de saúde receberam treinamento para orientar a população sobre as maneiras de prevenção. A gripe A é transmitida de pessoa para pessoa. Se existe alguém contaminado com o vírus, ele passa a circular no ambiente como uma gripe comum, ocorrendo transmissão pela tosse ou espirro do portador.

A prevenção ocorre principalmente a partir dos cuidados com a higiene. Lavar as mãos antes de tocar os olhos, boca e nariz e antes das refeições ou fazer a desinfecção com álcool em gel são as alternativas indicadas. No auge da doença, essas medidas eram comuns entre os brasileiros, mas a gripe A foi controlada e houve um relaxamento da população.

O trabalho agora é para evitar uma nova epidemia da Gripe A. Por enquanto, dois casos de morte foram registrados em Patos de Minas. A cidade recebe pacientes de toda a região.

Autor: Maurício Rocha