Um levantamento realizado em Patos de Minas identificou um dado importante. Cerca de 10% das pessoas que moram e criam seus filhos aqui têm domicílio eleitoral em outras cidades da região. Considerando que o município possui aproximadamente 100 mil eleitores, o número de moradores com domicílio eleitoral em outras cidades pode chegar a 10 mil.

Esses números foram levantados através de um trabalho que está sendo realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e pelo vereador Pedro Lucas. Eles percorreram os quatro cantos da cidade colhendo assinaturas de quem não está contente com a contratação de concessão de água e esgoto assinado entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Das 11 mil assinaturas que foram coletadas para acionar a justiça, 10%, cerca de 1.100, são de pessoas que moram em Patos de Minas, mas possuem domicílio eleitoral em outras cidades da região. Presidente Olegário, Lagoa Formosa e Patrocínio são as cidades que mais tiram votos de Patos de Minas, mas existem eleitores de todas as cidades da região morando aqui, segundo o levantamento.

Segundo o presidente do SINDEC, Euso José da Silva, existem pessoas que moram em Patos de Minas a mais de 20 anos e continuam com domicílio eleitoral na cidade de origem. Ele argumenta que isso traz problemas para o município e se preocupa ao analisar que não há nenhuma ação para regularizar esta situação. Sem contar que, por causa da distância, muitos eleitores acabam ficando sem votar.

Euso recomenda que eleitores transfiram o voto enquanto é tempo. O prazo para fazer o título de eleitor e para mudar o domicílio eleitoral termina no dia 5 de maio. O processo é bem simples e o documento é feito na hora. Basta procurar o cartório eleitoral levando documento de identidade e comprovante de endereço.

Em Patos e Minas o Cartório Eleitoral fica na rua Olegário Maciel, 203, 8º andar, no edifício que fica na esquina da rua Olegário Maciel com rua Major Gote, bem no centro da cidade.