Um levantamento realizado em Patos de Minas identificou um dado importante. Cerca de 10% das pessoas que moram e criam seus filhos aqui têm domicílio eleitoral em outras cidades da região. Considerando que o município possui aproximadamente 100 mil eleitores, o número de moradores com domicílio eleitoral em outras cidades pode chegar a 10 mil.
Esses números foram levantados através de um trabalho que está sendo realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e pelo vereador Pedro Lucas. Eles percorreram os quatro cantos da cidade colhendo assinaturas de quem não está contente com a contratação de concessão de água e esgoto assinado entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais.
Das 11 mil assinaturas que foram coletadas para acionar a justiça, 10%, cerca de 1.100, são de pessoas que moram em Patos de Minas, mas possuem domicílio eleitoral em outras cidades da região. Presidente Olegário, Lagoa Formosa e Patrocínio são as cidades que mais tiram votos de Patos de Minas, mas existem eleitores de todas as cidades da região morando aqui, segundo o levantamento.
Segundo o presidente do SINDEC, Euso José da Silva, existem pessoas que moram em Patos de Minas a mais de 20 anos e continuam com domicílio eleitoral na cidade de origem. Ele argumenta que isso traz problemas para o município e se preocupa ao analisar que não há nenhuma ação para regularizar esta situação. Sem contar que, por causa da distância, muitos eleitores acabam ficando sem votar.
Euso recomenda que eleitores transfiram o voto enquanto é tempo. O prazo para fazer o título de eleitor e para mudar o domicílio eleitoral termina no dia 5 de maio. O processo é bem simples e o documento é feito na hora. Basta procurar o cartório eleitoral levando documento de identidade e comprovante de endereço.
Em Patos e Minas o Cartório Eleitoral fica na rua Olegário Maciel, 203, 8º andar, no edifício que fica na esquina da rua Olegário Maciel com rua Major Gote, bem no centro da cidade.
Cerca de 10% dos moradores de Patos de Minas votam em outras cidades
Cerca de 10% das pessoas que moram e criam seus filhos aqui têm domicílio eleitoral em outras cidades da região.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 23/12/2025
- em Policiais
Filho é preso ao furtar R$370 do próprio pai de 73 anos enquanto ele dormia
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Policiais
Homem é preso por baixar “blusa tomara que caia” de mulher em bar de Patos de Minas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Policiais
Profissional da saúde é preso por comentários e condutas inadequadas com paciente em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Cidade
Renascer Natalino entrega mais de 5 mil brinquedos para crianças de Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Policiais
Cão farejador encontra droga escondida em tênis e passageiro de ônibus é preso na BR352
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Cidade
IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela
- (12)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Regionais
Motorista de 57 anos morre após caminhão carregado com grama capotar na BR 365
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar desarticula grupo suspeito de tráfico e apreende arma de fogo no centro de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar é acionada para conter violência doméstica e prende homem armado em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Motorista perde o controle após ser ofuscado por farol e capota na MG410, em Presidente Olegário
- (5)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar de Serra do Salitre chega à 34ª prisão no ano e intensifica combate ao tráfico de drogas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Regionais
Assaltante armado invade loja, rende vítimas e foge levando diversos celulares; veja o vídeo
- (57)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro
- (1)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]