Eles chegam em grupos de centenas, às vezes milhares.
Visitantes inesperados tem chamado a atenção dos moradores de um bairro de Patos de Minas. São os pássaros-pretos que chegam às centenas, fazendo revoadas e atraindo olhares curiosos da vizinhança inteira. Esta espécie é comum na região, mas a presença de um número tão grande de aves não é visto com tanta frequência. A convivência pacífica com os moradores também impressiona.

O pássaro-preto é uma das aves mais populares do Brasil. Manso e inteligente, ele convive em harmonia com os humanos. Ele atende pelo nome, empoleira nos dedos e no ombro e aprende uma porção de outras coisas. O pássaro-preto é aquele tipo bem brasileiro que adora um cafuné. A ave dorme profundamente quando recebe um carinho.

O pássaro-preto é resistente a doenças e não se ressente com a variação da temperatura. Dócil, a ave não costuma fugir e pode ser criada livremente em casa. Aliás o convívio pacífico com os humanos é uma das principais característica do pássaro-preto que pode se tornar muito amigo de quem lhe oferece comida e carinho.

As visitas aos moradores de um bairro em Patos de Minas, no entanto, vão além. Eles chegam em grupos de centenas, às vezes milhares. O alvo é um terreno cultivado com uma espécie de capim que produz sementes e que tem servido de alimento para o grupo inteiro. Eles chegam de manhã bem cedo e permanecem horas se alimentando.

Pessoas que moram e que trabalham nas proximidades já se acostumaram com a presença dos pássaros-pretos todo dia, bem cedinho. Quando a movimentação aumenta ao longo do dia, no entanto, com a chegada dos funcionários da construção e com a saída dos moradores para o trabalho, eles vão embora e só voltam no dia seguinte para repor as energias.

Autor: Maurício Rocha