Cerca de 500 voluntários das oito paróquias de Patos de Minas levantaram bem cedo e enfrentam o frio da manhã desta quinta-feira (03) para confeccionar os tradicionais tapetes coloridos do dia de Corpus Christi. Os enfeites saíram da Catedral de Santo Antônio e seguiram pelas ruas da cidade até a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia.

A festa de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica. A festa foi instituída em 1.264 para realçar a presença de Cristo na vida das pessoas. A expressão Corpus Christi significa o Corpo de Cristo. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.

Em Patos de Minas, os fiéis usam serragem colorida, tampinhas de garrafa, papel, pedras coloridas, areia e sal para confeccionar os tapetes. Eles demarcam o caminho por onde vai passar a procissão de Corpus Christi. O trabalho é dividido entre as oito paróquias da cidade. Com criatividade e capricho, os fiéis produzem verdadeiras obras de arte.


A confecção dos tapetes deve ser concluída antes da procissão marcada para o final da tarde. Os fiéis vão se reunir na Catedral de Santo Antônio, às 16h para uma celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm e que terá a participação dos padres das outras paróquias da cidade.

Em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas ruas da cidade, da Catedral de Santo Antônio até a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia.