Com a adoção da onda roxa do Plano Minas Consciente em todas as regiões do estado, como forma de conter a propagação do Covid-19, as pessoas devem permanecer mais em casa e utilizar ainda mais a energia elétrica. Por isso, a Cemig destaca uma série de medidas para que a conta de energia não aumente significativamente e comprometa o orçamento das pessoas.
A recomendação das autoridades é sair de casa apenas em situações de extrema necessidade; além disso, muitas empresas continuam no sistema de home office para preservar a saúde de seus trabalhadores. Dessa forma, as famílias precisam ficar atentas ao consumo de energia de computadores e periféricos. Uma das recomendações é que, ao se ausentar por curto período de tempo, o monitor deve ser desligado. Outros componentes, como impressoras e caixas de som, também devem ficar desligados quando o computador não estiver sendo utilizado.
De acordo com o engenheiro de eficiência energética Welhiton Adriano de Castro Silva, da Cemig, o consumo de energia depende de duas variáveis: da potência do equipamento (medida em watts) e do tempo (ou horas) de utilização. “Dessa forma, podemos economizar energia, reduzindo a potência de equipamentos – por substituição (caso das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED) ou, quando possível, por regulagem, como é o caso do chuveiro ou do ar-condicionado - ou o tempo de utilização dos aparelhos, como no caso do ferro elétrico, da lavadora de roupas e também do próprio chuveiro”, explica o especialista.
Segundo o engenheiro da Cemig, o chuveiro consome muita energia, sendo responsável por uma grande parcela da fatura de energia. Então, sempre que possível as pessoas devem diminuir a potência do equipamento (para a posição “Verão”) visando reduzir o consumo e, ainda assim, manter uma temperatura agradável da água do banho.
“Como estamos em um período de temperatura amena em Minas Gerais, o simples fato de deixarmos o chuveiro na posição ‘Verão’ significa reduzir a potência do aparelho em cerca de 30%. Mas não é apenas isso! Não adianta reduzir a potência, mas aumentar o tempo de banho”, explica.
Desperdício de energia
A eletricidade consumida pelos aparelhos eletrônico em stand-by (modo de espera) pode representar até 15% do consumo de alguns equipamentos. Vale ressaltar que, ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho. Os televisores mais antigos consomem mais que os novos e, no modo de espera, os receptores de TV por assinatura são os maiores vilões do desperdício.
Equipamentos, como receptores de TV por assinatura, computadores e aparelhos de televisão, dentre outros, que costumam ficar ligados em modo de stand-by 24 horas por dia, elevam o valor da conta no final do mês. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada.
“Por exemplo: tenho uma TV de 40” com 110 watts de potência. Se eu a mantiver ligada desnecessariamente apenas uma hora por dia, todos dias, esse desperdício me custará algo em torno de R$ 3 a 5 na conta. Se somarmos todos os desperdícios, quantos reais não estamos gastando sem necessidade? Não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de se evitar o consumo desnecessário. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desligá-la”, finaliza o engenheiro.
Fonte: Ascom da CEMIG
Comentário mais curtido:
Paula
O ideal seria reduzir o alto custo que a Cemig cobra de todos nós, acho uma graça, o povo não pode trabalhar pra ganhar seu sustento,mas tem que pensar em economizar na energia elétrica,dá vontade de rir, sério,muita gente não tem como pagar nem tarifa mínima dona Cemig
SÉRGIO NOVA FLORESTA
25/03/2021 14:29NÃO ACREDITO NAS MENTIRAS DESTA INCOMPETENTE CEMIG A GENTE NEM BEM PAGA UMA CONTA JA CHEGA A OUTRA AQUI EM CASA MORA EU E MINHA ESPOSA A CONTA VEM UM ABSURDO NÃO ADIANTA A CEMIG VIR COM ESTAS MENTIRAS A FALHA JA VEM DAS NOSSAS AUTORIDADES QUE DEVERIAM CANCELAR O CONTRATO COM ESTE LIXO DE EMPRESA.
H Romeu
25/03/2021 12:45Pra economizar na conta de energia é só a Cemig parar de meter a faca na fatura, numa casa que moram duas pessoas que passam o dia todo fora trabalhando chegando só a noite, a conta vir 160 reais é absurdo.
Jacinto
25/03/2021 12:21Como fala meu pai: tem gente que só abre a geladeira para olhar o que tem dentro...
Energia Fotovoltaica
25/03/2021 11:18A solução é instalar energia fotovoltaica. #RENOVEENGENHARIA #ENERGIAFOTOVOLTAICA.
Jacinto
25/03/2021 12:26Você sabe quanto gasta de placas e equipamentos para uma energia fotovoltaica gerar 100kwh por mês? O valor é em média uma conta de energia de 250,00 em média por 30 anos. Portanto, não vale a pena, fica barato se vc colocar duas placas e um tanque de 40 litros no máximo e mesmo assim não vale a pena, pois para manter a água quente gasta energia da Cemig também. Fiz um trabalho sobre isso no Senac e pesquisei muito sobre isso.
ADMIRADORA
25/03/2021 10:28Quero saber e ao colocar celular pra carregar consome muita energia???
Paula
25/03/2021 09:35O ideal seria reduzir o alto custo que a Cemig cobra de todos nós, acho uma graça, o povo não pode trabalhar pra ganhar seu sustento,mas tem que pensar em economizar na energia elétrica,dá vontade de rir, sério,muita gente não tem como pagar nem tarifa mínima dona Cemig
FALO_MESMO
25/03/2021 09:24Pessoal muitos acham que desligar a geladeira a noite não ajuda ou até gasta mais. Eu fiz um teste durante 1mês desligando a geladeira e filtro e consegui reduzir 40,00 no meu talão.
Ana
25/03/2021 09:04Melhor maneira é a CEMIG e COPASA reduzir os valores abusivos que cobram pelos serviços que são essenciais a toda população. Que chuveiro gasta energia e essa baboseira toda todo mundo já sabe desde quando aprendeu o ABC.
FALO_MESMO
25/03/2021 09:22Pessoal muitos acham que desligar a geladeira a noite não ajuda ou até gasta mais. Eu fiz um teste durante 1mês desligando a geladeira e filtro e consegui reduzir 40,00 no meu talão.