Imagine uma carreta com 96 rodas! Ela existe e está estacionada logo ali no posto de combustíveis na saída de Patos de Minas para Patrocínio. Mas o que chama a atenção mesmo é o que ela transporta, uma enorme locomotiva. O veículo gigante aguarda autorização para seguir viagem.

A carreta, ou melhor as carretas, saíram de Campinas transportando a locomotiva em direção a Guaraí no Estado do Tocantins. A locomotiva é tão pesada que são necessários dois cavalos mecânicos para puxar. Interligados por cambões, eles exigem atenção e uma enorme sincronia dos dois motoristas.

Sozinha, a locomotiva pesa 120 toneladas. Para suportar tanto peso a carreta precisa ser reforçada. São 12 carreiras de pneus, cada uma com 8 rodas. O comboio, que conta com batedor, exige o acompanhamento de um mecânico. Wilson segue junto para garantir que a viagem não seja interrompida.

De Campinas, no Estado de São Paulo, até Guaraí em Tocantins, são 2080 quilômetros. O comboio já percorreu metade do caminho, mas não há pressa. A carreta viaja a 40 quilômetros por hora e não adianta os apressadinhos reclamarem. “Em um transporte assim todo cuidado é pouco”, esclarece o motorista Braz.

Ainda esta semana, a locomotiva deve deixar Patos de Minas em direção ao destino no Estado do Tocantins. Os patenses vão continuar sonhando com a possibilidade de ter uma linha de trem de ferro passando pela cidade.