Uma operação especial teve que ser montada pela Polícia Militar Rodoviária e pelos funcionários da transportadora para a passagem da carreta pelas rodovias da região. O veículo ocupa duas pistas e não permite ultrapassagem. Quem vem atrás é obrigado a exercitar a paciência e andar no ritmo lento do comboio.
A enorme carreta transporta a peça de um moinho de bola, para moer minério, que será montado na cidade de Parauapebas, no Estado do Pará. A viagem começou na capital Paulista há quase dois meses e ainda vai levar tempo para chegar ao destino. Segundo o motorista, Antônio Carlos Fernandes, a previsão é de mais três meses de viagem.
A demora da viagem tem explicação. O veículo com suas 90 rodas exige dois motoristas, um para o cavalo e outro para direcionar a carreta. Além disso, de tempo em tempo é preciso parar para desafogar o trânsito na rodovia. Em Patos de Minas, a carreta fez uma parada na BR 354 e outra na BR 365.
O trabalho é tão intenso que os motoristas pegam férias a cada viagem. São apenas duas tarefas como esta por ano. Todo cuidado é para evitar acidentes e garantir que a carga chegue ao destino intacta.
A passagem por Patos de Minas exigiu ainda mais cuidado por que uma segunda carreta, também com uma carga especial, se juntou ao comboio. A viagem durou a manhã toda e as rodovias só foram totalmente liberadas após o meio dia.
Autor: Maurício Rocha
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