A Polícia Rodoviária Federal flagrou nessa sexta-feira (16) quatro veículos de grande porte com excesso de peso na BR 365. Dois carregavam piso e os outros dois transportavam toras de eucalipto. Juntos, eles transitavam com 51.995 Kgs de excesso de peso. Os caminhoneiros e as empresas foram autuados por crime contra o patrimônio público.

O primeiro, um SCANIA/R420, evadiu da balança de pesagem do DNIT, Km 389 da BR 365, mas foi abordado e submetido à pesagem verificando um excesso de 12.050 kgs, configurando crime de dano ao patrimônio público. O segundo vinha logo atrás. O veículo SCANIA/R 420 deixou de adentrar na Balança do DNIT e, após conferido seu peso, foi constatado que o mesmo transitava com excesso de 17.730 kgs. As ocorrências foram encaminhadas à Procuradoria da República de Patos de Minas.

O terceiro foi flagrado no Km 407 da BR 365. O veículo M.BENZ/L 1620, foi abordado em fiscalização de rotina e foi constatado que o mesmo transitava com excesso de 10.800 kgs. O último veículo flagrado com excesso de peso também foi abordado no Km 407 da BR 365. O veículo M.BENZ/LS 1935, foi abordado em fiscalização de rotina e ficou constatado que o mesmo transitava com excesso de 11.415kgs.

Transportar cargas com peso além do permitido configura crime por danificar a pavimentação da via. De acordo com Elias Cotta, Chefe de Operações da PRF, todos os veículos foram autuados por crime contra o patrimônio público e tiveram que realizar o transbordo do excesso da carga. A ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público Federal que deverá tomar as demais providências.

Autor: Farley Júnio