Os principais agentes e autoridades de trânsito de Patos de Minas se reuniram nesta terça-feira (24) no plenário da Câmara Municipal em busca de alternativas para o setor. O debate público “Desafios e Alternativas para o Trânsito, Transporte e Mobilidade em Patos de Minas” foi promovido pela Comissão Permanente de Urbanismo da Câmara Municipal.

Antes do debate com os principais agentes do Trânsito em Patos de Minas, os participantes assistiram a uma palestra com o arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos. Ele disse que o trânsito no Brasil, com cerca de 40 mil mortes por ano, é questão de saúde pública.

O arquiteto apresentou dados mostrando que o transporte público é a alternativa mais viável para desafogar o trânsito nas cidades. De acordo com o arquiteto, três veículos ocupam o espaço de um ônibus que por sua vez é capaz de fazer o transporte de um número de pessoas equivalente ao que é transportado por cerca de 60 carros. Nazareno Stanislau informou que não existe alternativa para resolver o problema do trânsito que inclua o carro.

Patos de Minas tem uma frota de cerca de 70 mil veículos e um número de acidentes que impressiona. Só no primeiro semestre deste ano, foram registrados pela Polícia Militar 427 acidentes sem vítimas, 540 com vítimas não fatais e seis com vítimas fatais. Até agora, sete pessoas morreram vítimas do trânsito, só no perímetro urbano.

No ano passado inteiro, foram registradas 10 mortes no trânsito no perímetro urbano. Os motociclistas e os pedestres são as principais vítimas e a imprudência e o desrespeito à legislação de trânsito as principais causas dos acidentes. Para o major Jarbas da Polícia Militar, que apresentou os números durante o debate, a situação é preocupante.

Com a realização do debate, os vereadores querem buscar alternativas para melhorar o Trânsito na cidade. Além do grande número de acidentes, trafegar pelas ruas de Patos de Minas está se tornando cada dia mais difícil.