Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Patos de Minas vai promover um ciclo de debates para discutir os principais problemas do trânsito e do transporte de passageiros no perímetro urbano. O encontro está marcado para acontecer no dia 24 de agosto, às 9h da manhã, no Plenário da Câmara.

A proposta visualizada pela Câmara Municipal é promover sempre através de uma construção coletiva, isto é, em parceria com entidades da sociedade civil e Poder Público, debater o tema sob vários aspectos: social, econômico, técnico, político, apontar soluções e alternativas para problema, que está sempre em evidência pela opinião pública.

Foram convidadas as seguintes autoridades ligadas ao assunto: representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social; da Diretoria de Trânsito e Transporte; SAMU; da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Ministério Público de Minas Gerais; SEST/SENAT; Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL e do SINDCOMÉRCIO.

As alarmantes estatísticas de acidentes, os frequentes congestionamentos, o aumento da frota de veículos em circulação, os custos do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, dentre outros, são temas que precisam ser discutidos com responsabilidade e transparência pelos poderes constituídos com a participação ativa da sociedade civil organizada e de especialistas que, juntos, poderão viabilizar soluções e campanhas de conscientização para um trânsito defensivo e humanizado.

A importância da participação da sociedade

Neste sentido, é preciso ter presente que a verdadeira cidadania compreende algo além da participação na escolha de nossos representantes. A sociedade deve participar de todo e qualquer procedimento democrático que venha a contribuir ou buscar o desenvolvimento municipal, estadual ou federal.

Durante o ciclo de debates, o cidadão tem a oportunidade de tirar dúvidas acerca do tema. Isso o qualifica para outras participações em espaços públicos de discussão, dando a ele a possibilidade de contribuir de forma mais efetiva em processos democráticos para a elaboração de propostas de políticas públicas, por exemplo.

Além disso, durante os debates, o cidadão pode manifestar sua opinião. Muitas vezes, ele traz uma abordagem completamente diferente de tudo que já foi dito, oferecendo, então, um novo aspecto para análise do tema em debate.