A planta acumula água e serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

A mais recente campanha lançada pelas autoridades de saúde para que as pessoas destinem 10 minutos por semana para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas casas deve incluir também as bromélias. Algumas espécies desta planta possuem uma espécie de tambor que acumula água e pode servir de criadouro para o transmissor.

Existem cultivadores de bromélias e até biólogos que defendem a planta e afirmam que água acumulada nesta espécie não é propícia para o desenvolvimento da larva do Aedes Aegypti. O vídeo gravado em Patos de Minas, no entanto, mostra que as bromélias são sim potenciais criadouros do mosquito. Por outro lado, há especialistas em saúde que defendem o extermínio das bromélias no meio urbano.

O Programa Municipal de Combate a Dengue em Patos de Minas, no entanto, afirma que é possível eliminar os riscos do Aedes Aegypti sem ter que abrir mão da beleza das bromélias no jardim de casa. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que o dono da planta adote alguns cuidados, como fazer a troca da água acumulada na planta.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Sueli Maria, a medida mais eficiente é a água sanitária. “Dissolver uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e colocar esta solução no tanque das bromélias semanalmente, elimina a criação de mosquitos, matando inclusive larvas já existentes nas plantas”, explica Sueli.

Outra dica é para que as pessoas utilizem água sanitária de boa qualidade, sem perfume ou outro aditivo e que não exagerem na dosagem para não matar a planta. Há outras alternativas, mas a mais prática e eficiente é a solução com água sanitária.

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e tem sido motivo de preocupação em diferentes partes do mundo. No Brasil, o Governo realiza uma grande mobilização, que deverá incluir até mesmo o Exército para percorrer cada uma das casas existentes no país.

Autor: Maurício Rocha