A ave da espécie mutum pinima foi capturada no sábado (07) no Bairro Nossa Senhora de Fátima. A bela ave da fauna brasileira está em extinção e foi encontrada em uma residência na avenida Deputado Binga com uma asa cortada e uma linha amarrada no pé.

De acordo com o Sgt Ronaldo, foi o morador da residência onde se encontrava a ave que acionou os bombeiros. Segundo ele, a ave teria aparecido na casa do morador que conseguiu apreendê-la até a chegada dos bombeiros.

O mutum foi capturado e encaminhado até a companhia dos Bombeiros para depois ser devolvido a seu habitat natural. O sgt Ronaldo informou que a ave será avaliada por um veterinário conveniado com a Polícia de Meio Ambiente e depois levada para uma área de reserva natural próxima a Presidente Olegário.

Segundo o Sgt Ronaldo, alguém teria capturado o animal e o trazido para a cidade. O bombeiro informou que, como a ave estava com uma linha no pé e com as penas de uma asa cortadas, provavelmente alguém do bairro estaria a mantendo em cativeiro. “Ela deve ter escapulido do cativeiro e fugiu até a residência próxima,” explicou.

A ave da fauna silvestre possui 70 espécies catalogadas no Brasil e, de acordo com o portal do Ibama, está ameaçada de extinção. O mutum pinima é da ordem dos galliformes com o nome científico de Crax Fasciolata Pinima . Ela pode ser encontrada no Paraná, Norte do Maranhão, leste e sul de Goiás e Oeste de Minas Gerais.

A ave que vive nas florestas próximas aos rios se alimenta de sementes e restos vegetais, folhas e brotinhos. No acasalamento, o mutum possui hábitos parecidos com os dos seres humanos. O macho, na época reprodutiva, alimenta a fêmea, porém, após formado o casal, não mais se separam.