A prefeita Béia Savassi foi à Belo Horizonte esta semana em busca de parcerias para melhorar o trânsito de Patos de Minas. Um encontro com diretores da BHTrans pode facilitar a realização de um estudo para identificar os problemas e encontrar soluções para o caos em que está se transformando o trânsito da cidade.

Só no ano passado a frota de veículos de Patos de Minas cresceu mais de 17%. Em apenas 10 anos, o número de carros e motos circulando pelas ruas da cidade dobrou. Já são 67 mil veículos e um número crescente de acidentes. Este ano a Polícia Militar já registrou mais de mil batidas e 10 mortos no perímetro urbano.

A parceria com a BHTrans poderá possibilitar qualificação dos profissionais que trabalham com o trânsito de Patos de Minas e a realização de um estudo do sistema viário de Patos de Minas. Este trabalho vai permitir que a Prefeitura identifique os principais gargalhos do trânsito.

Enquanto isso, o departamento de trânsito e a Secretaria de Infraestrutura buscam alternativas para amenizar o problema de imediato. Obras como a redução dos canteiros centrais da avenida Paracatu e a duplicação da rua Tomaz de Aquino vão facilitar o trafego de veículos nos horários de maior movimento.

Outra obra que poderá contribuir com fluxo de veículos é o prolongamento da avenida Fátima Porto até chegar a avenida das Paineiras. Quando as duas pistas estiverem prontas, os veículos pesados não precisarão mais passar pelo centro da cidade.

A prefeita Béia Savassi e as autoridades de trânsito alertam, no entanto, que estas obras só terão efeito se tiverem a colaboração da população. O desrespeito às Leis de Trânsito é um dos fatores que mais contribuem para o caos no trânsito.