Criança exige atenção constante. Não há quem não tenha ouvido essa frase proferida por pais, avós, educadores e, principalmente, médicos. Isso porque os pequenos são curiosos, têm necessidade de explorar os ambientes, testar suas habilidades, embora não possuam noção de perigo. Com isso, o risco de acidentes é eminente. Em tempo de férias escolares aumenta o número de crianças atendidas nos hospitais. A pediatra do Ambulatório de Emergência do Hospital João XXIII, Marislaine Lumena de Mendonça, afirma que o movimento nesta época é grande. Ela ressalta que a maioria deles é previsível. “Brincar é uma atividade saudável, mas deve ser feita em um ambiente seguro. Cabe aos pais propiciar isso às crianças, sem colocar medo, mas mostrando os riscos”, afirma.
Crianças menores de 10 anos nunca devem ficar sozinhas em casa, sem a supervisão de um adulto. No ambiente doméstico, a cozinha representa o maior risco de acidente. Estatísticas nacionais mostram que 11% deles acontecem em meio a fogão, líquidos quentes, instrumentos de corte, botijão de gás, entre outros. A velha e verdadeira frase de alerta que “cozinha não é lugar de criança” deve ser seguida à risca. Ainda assim é preciso manter os cabos das panelas para dentro do fogão, esquentar produtos nas trempes de trás e não segurar crianças no colo quando estiver cozinhando. Outra dica é abolir o álcool líquido de casa, já que o frasco pode explodir. Além disso, a combinação do produto com fogo pode deixar queimaduras graves, seqüelas irreversíveis e até mesmo levar à morte.
Já os desastres no banheiro, onde as ocorrências mais comuns são intoxicação por medicamentos ou por produtos cáusticos, como alizante e amônia, além de afogamento em baldes de água e em vaso sanitário, representam 8% dos casos. Lumena de Mendonça ressalta que, de 2006 para 2007, os acidentes com produtos cáusticos aumentaram 46% nos hospitais de pronto-socorro de todo país.
Outra recomendação é o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras quando for andar de bicicleta, patins e skate, para maior proteção, nos casos de queda.
Crianças menores podem ter sufocação ao engolir pequenos objetos que se desprendem de brinquedos, baterias de relógio, entre outros. Em época de festa julina, os balões e bexigas não devem ser diversão para crianças, pois há o risco de elas aspirarem. Por isso, é fundamental, conforme Lumena de Mendonça, respeitar a recomendação do fabricante sobre o limite de idade. Ainda dentro das residências, a pediatra recomenda cuidados com aparelhos elétricos, fios desencapados e tomadas, que devem estar tampadas.
Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos longe do alcance das crianças, para evitar possíveis intoxicações. Ela observa que os frascos e o conteúdo geralmente são atrativos, com cores fortes e vibrantes, podendo até mesmo ser confundidos com balas e refrigerantes, dependendo do recipiente que estiverem acondicionados.
Acidentes domésticos com crianças aumentam no período das férias, alertam especialistas.
Brincar é uma atividade saudável, mas deve ser feita em um ambiente seguro.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 29/08/2026
- em Policiais
Motorista morre e casal fica ferido após carro e caminhonete baterem de frente na BR354
- (10)
- COMPARTILHAR
- 29/08/2026
- em Policiais
Adolescente de 17 anos tenta fugir de abordagem, bate em viatura da Polícia Militar e vai parar na Delegacia
- (40)
- COMPARTILHAR
- 29/08/2026
- em Esportes
URT SAF aposta em técnico com histórico recente de acesso para comandar novo projeto do clube
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/08/2026
- em Policiais
Caminhonete provoca acidente no centro de Patos de Minas e foge deixando mulher ferida no local
- (1)
- COMPARTILHAR
- 29/08/2026
- em Cidade
Dia de Cooperar reúne centenas de famílias com atividades e muita diversão, em Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 29/08/2026
- em Policiais
Venezuelano é golpeado na cabeça com pedaço de madeira enquanto dormia no Centro de Patos de Minas
- (8)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Regionais
Caminhão foge após provocar acidente com carreta durante ultrapassagem na MGC-354
- (23)
- COMPARTILHAR
- 27/08/2026
- em Regionais
Onça-parda é flagrada descansando em árvore e mobiliza Bombeiros em bairro de Araxá
- (2)
- COMPARTILHAR
- 26/08/2026
- em Regionais
Homem que sofreu acidente de carro morre após deixar hospital sem autorização médica em Patrocínio
- (4)
- COMPARTILHAR
- 25/08/2026
- em Regionais
Justiça suspende vendas de áreas vips em rodeio com Gusttavo Lima, Bruno e Marrone e Zezé Di Camargo em MG
- (13)
- COMPARTILHAR
- 25/08/2026
- em Regionais
Xenofobia no trabalho: preconceito contra nordestina resulta em condenação de empresa em MG
- (2)
- COMPARTILHAR
- 24/08/2026
- em Regionais
Peão de Lagoa Formosa de apenas 19 anos faz história ao vencer o Rodeio PBR de Barretos
- (180)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Gerais
Desenrola Fies 2026: renegociação de dívidas termina nesta segunda
- (0)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Gerais
Delegacia Digital da Mulher permite que vítima denuncie mais rápido
- (0)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Gerais
Dia do voluntariado: iniciativas levam saúde mental a vulneráveis
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/08/2026
- em Gerais
Dia de Combate ao Fumo: treinar não combina com fumar, destaca Inca
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/08/2026
- em Gerais
Desemprego cai para 5,3% e população ocupada atinge recorde histórico
- (2)
- COMPARTILHAR