Criança exige atenção constante. Não há quem não tenha ouvido essa frase proferida por pais, avós, educadores e, principalmente, médicos. Isso porque os pequenos são curiosos, têm necessidade de explorar os ambientes, testar suas habilidades, embora não possuam noção de perigo. Com isso, o risco de acidentes é eminente. Em tempo de férias escolares aumenta o número de crianças atendidas nos hospitais. A pediatra do Ambulatório de Emergência do Hospital João XXIII, Marislaine Lumena de Mendonça, afirma que o movimento nesta época é grande. Ela ressalta que a maioria deles é previsível. “Brincar é uma atividade saudável, mas deve ser feita em um ambiente seguro. Cabe aos pais propiciar isso às crianças, sem colocar medo, mas mostrando os riscos”, afirma.
Crianças menores de 10 anos nunca devem ficar sozinhas em casa, sem a supervisão de um adulto. No ambiente doméstico, a cozinha representa o maior risco de acidente. Estatísticas nacionais mostram que 11% deles acontecem em meio a fogão, líquidos quentes, instrumentos de corte, botijão de gás, entre outros. A velha e verdadeira frase de alerta que “cozinha não é lugar de criança” deve ser seguida à risca. Ainda assim é preciso manter os cabos das panelas para dentro do fogão, esquentar produtos nas trempes de trás e não segurar crianças no colo quando estiver cozinhando. Outra dica é abolir o álcool líquido de casa, já que o frasco pode explodir. Além disso, a combinação do produto com fogo pode deixar queimaduras graves, seqüelas irreversíveis e até mesmo levar à morte.
Já os desastres no banheiro, onde as ocorrências mais comuns são intoxicação por medicamentos ou por produtos cáusticos, como alizante e amônia, além de afogamento em baldes de água e em vaso sanitário, representam 8% dos casos. Lumena de Mendonça ressalta que, de 2006 para 2007, os acidentes com produtos cáusticos aumentaram 46% nos hospitais de pronto-socorro de todo país.
Outra recomendação é o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras quando for andar de bicicleta, patins e skate, para maior proteção, nos casos de queda.
Crianças menores podem ter sufocação ao engolir pequenos objetos que se desprendem de brinquedos, baterias de relógio, entre outros. Em época de festa julina, os balões e bexigas não devem ser diversão para crianças, pois há o risco de elas aspirarem. Por isso, é fundamental, conforme Lumena de Mendonça, respeitar a recomendação do fabricante sobre o limite de idade. Ainda dentro das residências, a pediatra recomenda cuidados com aparelhos elétricos, fios desencapados e tomadas, que devem estar tampadas.
Medicamentos e produtos de limpeza devem ser mantidos longe do alcance das crianças, para evitar possíveis intoxicações. Ela observa que os frascos e o conteúdo geralmente são atrativos, com cores fortes e vibrantes, podendo até mesmo ser confundidos com balas e refrigerantes, dependendo do recipiente que estiverem acondicionados.
Acidentes domésticos com crianças aumentam no período das férias, alertam especialistas.
Brincar é uma atividade saudável, mas deve ser feita em um ambiente seguro.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 29/03/2026
- em Cidade
Carros batem lateralmente na MGC 354 e ambos relatam que o outro invadiu a contramão
- (4)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Esquadrilha da Fumaça arranca aplausos e emociona multidão em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande
- (3)
- COMPARTILHAR
- 29/03/2026
- em Regionais
Suspeitos são presos com celular roubado antes mesmo da vítima registrar a ocorrência em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Motorista perde o controle da direção na MG 235 e carro vai parar dentro de represa em São Gotardo
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Usuário e Instagram são condenados por vídeo íntimo de mulher com comentários depreciativos em MG
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar prende suspeitos tentando aplicar golpes no comércio em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores contribuindo com a previdência social
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Um quarto das estudantes adolescentes já foi alvo de violência sexual
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Governo destina R$ 15 bi a setores afetados por crises internacionais
- (0)
- COMPARTILHAR