Representantes de movimentos ligados à cultura Afrobrasileira do Distrito Federal, Paracatu, Araxá e Serra do Salitre participam em Patos de Minas do 1º Encontro de Cultura Quilombola. O encontro, aberto no final da manhã deste sábado (06), no Centro de Treinamento da Secretaria Municipal de Saúde, terá duração de dois dias em uma extensa programação.
O tema do 1º Encontro de Cultura Quilombola é “Proteção e Sustentabilidade”. De acordo com a professora Maria Célia Santos, a intenção é conscientizar as comunidades quilombolas das diversas políticas públicas que existem no país. O Governo Federal possui uma série de programas que podem trazer inúmeros benefícios aos quilombos.
Os Quilombos estão presentes nas mais diferentes regiões do país. Eles eram formados por negros, índios e mestiços que se refugiavam e resistiam no meio do mato. Com o passar dos anos, as comunidades quilombolas perderam espaço e ficaram isoladas em pequenas áreas. Nesta região, o mais famoso é o Quilombo do Abrósio.
Para reparar os danos causados aos Quilombos, o Governo Federal desenvolveu diversos programas direcionados às comunidades quilombolas. Mas a maioria das pessoas não tem acesso aos benefícios por falta de conhecimento. Durante o encontro, os participantes vão receber informações para saber como participar dos programas sociais.
Além de palestras e debates, o encontro vai realizar oficinas direcionadas ao público Afro. Também vão acontecer apresentações de grupos de dança, congado e Moçambique na praça do Fórum. O encontro vai até domingo (07).
Aberto o 1º Encontro de Cultura Quilombola em Patos de Minas
O encontro, aberto no final da manhã deste sábado (06) terá duração de dois dias em uma extensa programação.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 22/10/2026
- em Cidade
Copasa garante que abastecimento de água para bairros afetados será normalizado ainda hoje
- (8)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Jovem confessa ter retirado placa de motocicleta e acaba preso em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Suspeito de agredir a ex-companheira grávida é preso com barras e tabletes de maconha em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem é preso por furtar 3 quilos de carne em supermercado e depois jogar fora em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem furta flor-do-deserto para trocar por drogas e acaba preso em Patos de Minas
- (7)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Regionais
Dupla que tentou matar desafeto é presa em Patrocínio junto com comparsas que ajudaram na fuga
- (0)
- COMPARTILHAR
- 20/10/2026
- em Regionais
Ciclista de 44 anos morre após bicicleta elétrica ser atingida por carro na MG-202
- (19)
- COMPARTILHAR
- 19/10/2026
- em Regionais
Mulher de 44 anos morre após grave acidente entre duas motocicletas em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Confusão em festa de casamento termina com 4 feridos a punhalada e jovem preso em Carmo do Paranaíba
- (8)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Jovem de 21 anos perde a vida em grave acidente de moto na LMG-737, em Guimarânia
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Homem de 25 anos é morto a tiros em bar de Lagoa Formosa; autor está sendo procurado pela polícia
- (10)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Arrecadação federal cresce 5,62% em setembro e soma R$ 239,4 bilhões
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Economia da Argentina recua -1,7% em agosto sob risco de recessão
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Termina hoje prazo para realização de comícios e ações de campanha
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
TSE estuda desativar canais políticos no WhatsApp 48h antes da eleição
- (3)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
MPE pede providências para garantir voto de indígenas no segundo turno
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar
- (2)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]