Depois da aplicação do segundo dia de provas do Enem nesse domingo (24), os bares na rua Jaime Ramos, ao lado do Unipam, receberam um grande número de pessoas, que se aglomeraram na porta dos estabelecimentos. Vídeos gravados no local mostram que não havia qualquer medida de distanciamento social, e muitas pessoas não utilizavam máscaras. Depois de uma denúncia anônima, a Polícia Militar foi ao local e registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Segundo as informações que constam no boletim, a Polícia foi acionada depois de um candidato do Enem, ao sair do local de provas, ter percebido uma grande movimentação nos bares próximos ao Unipam e feito a denúncia. Os militares utilizaram as câmeras do Olho Vivo e confirmaram que havia aglomeração. Por isso, uma viatura da PM foi enviada ao local.

De acordo com os registros, parte considerável do público era formada por jovens, que consumiam bebida alcoólica e não utilizavam máscaras. A Polícia também constatou que os bares situados do outro lado da calçada, há poucos metros do Unipam, estavam abertos e vendendo bebidas às pessoas que estavam aglomerando na rua. Também havia o uso de som automotivo em alto volume. As informações foram repassadas ao órgão de fiscalização da Prefeitura.

A cidade de Patos de Minas está na Onda Amarela do Programa Minas Consciente, que orienta os protocolos que devem ser seguidos no combate à Covid-19. Segundo as regras, os bares podem funcionar desde que mantenham o distanciamento entre as mesas e não vendam ingressos para liberar a entrada no estabelecimento. Além disso, todos os clientes devem ter lugar para se sentar, não sendo permitida a aglomeração de pessoas em pé.

Na noite de sábado (23), a fiscalização já havia fechado dois bares que descumpriam o protocolo de prevenção à Covid-19 em Patos de Minas. Um deles, na Rua Major Gote, recebia um show do sertanejo Israel Novaes. No local, não havia distanciamento entre as mesas, praticamente ninguém usava máscara e muitas pessoas se aglomeravam de pé. Um pouco mais cedo, por volta das 20h, outro bar, na Avenida Padre Almir, também teve as atividades encerradas no momento da fiscalização. Os dois estabelecimentos foram interditados por 15 dias, já que eram reincidentes nas infrações.