Os computadores ainda nas caixas estão empilhados em algumas unidades de saúde

Os vereadores querem saber o motivo da demora na instalação de mais de 200 computadores adquiridos em 2010 pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles deveriam ser usados na confecção do cartão SUS, que promete tornar o atendimento público de saúde mais eficiente para a população, mas muitos ainda permanecem empilhados dentro de caixas.

O problema foi levantado pela vereadora Dalva Mota. Ela disse que foi a uma unidade de saúde fazer o cartão SUS de uma conhecida e foi informada que esse procedimento não estava sendo realizado por que não havia computadores funcionando, enquanto os equipamentos permaneciam guardados dentro das caixas.

A vereadora convocou a comissão de saúde e iniciou uma fiscalização nas outras unidades de saúde. Os parlamentares acabaram descobrindo que o problema se repetia em vários postos. “Em alguns locais, como no CAPS, o descaso é total, tanto pela falta de equipamento quanto pela falta de estrutura física para os profissionais que ali trabalham”, enfatizou a presidente da Câmara, Dalva Mota.

O problema foi registrado em fotos. A preocupação dos vereadores é também com o prejuízo material. Eles temem que os computadores estraguem ou mesmo se tornem obsoletos pela demora na instalação. O vereador Isaías Martins também cobrou agilidade na montagem dos equipamentos. O parlamentar também cobrou explicações para saber o porquê da demora na instalação dos computadores.

Os vereadores encaminharam um requerimento à Secretaria Municipal de Saúde e ao Executivo Municipal cobrando informações a cerca da aquisição dos computadores e a forma como eles serão utilizados. A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, explicou que a demora foi provocada por um problema que ocorreu na licitação realizada pelo Governo do Estado para a contratação de uma empresa que iria instalar o programa do prontuário eletrônico dos pacientes.

Janaína esclareceu que foram adquiridos 254 computadores e disse que foi feito um cronograma para a instalação dos equipamentos. De acordo com ela, o trabalho já está sendo finalizado. A secretaria informou que alguns poucos computadores vão permanecer guardados em local apropriado até que tenham condições de uso.

Autor: Maurício Rocha