A Campana Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa nesta segunda-feira (12) em todo o país. Em Patos de Minas, a imunização dos grupos prioritários será agendada pelas equipes das Unidades de Saúde da Família-USFs, por telefone e por meio dos agentes comunitários de saúde.

“Para esse agendamento, a unidade de saúde utilizará o cadastro que já possui da população. Aquele que porventura não esteja cadastrado e não receba contato durante a etapa na qual está inserido poderá telefonar para a USF de referência e solicitar o agendamento”, explica a supervisão da Atenção Básica, acrescentando: “Fazemos um apelo para que as pessoas não se desloquem às USFs sem dia e horário marcados para receber a dose. Precisamos seguir os protocolos sanitários contra Covid-19”.

Patos de Minas recebeu 20% das doses que serão necessárias para imunizar a população alvo da campanha. Esse lote será suficiente para imunizar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Quem foi imunizado da Covid-19 deve aguardar pelo menos 14 dias.

O Governo federal dividiu a Campanha de Vacinação contra Gripe em três etapas e classificou o público-alvo em cada uma delas da seguinte forma:

Grupos prioritários

Primeira Etapa  - (12/04 a 10/05)

Crianças (6 meses a menores de 6 anos)

Gestantes

Puérperas

Indígenas

Trabalhadores da saúde

Segunda Etapa - 11/05 a 08/06

Idosos com 60 anos e mais

Professores

Terceira Etapa - 09/06 a 09/07

Comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso

Trabalhadores Portuários

Forças de Segurança e Salvamento

Forças Armadas

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina contra a influenza é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Além disso, a vacinação também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Devido às diversas mutações do vírus, é necessária a vacinação anual contra a gripe. O imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano.