Os pais tiraram os filhos cedo da cama e movimentaram as unidades de saúde da cidade e da zona rural.
O Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite não teve balões coloridos e pirulitos para atrair as crianças, como o de costume, e nem sequer lanche para os profissionais que se dispuseram a trabalhar no sábado, mas o trabalho não foi prejudicado. Os pais tiraram os filhos cedo da cama e movimentaram as unidades de saúde da cidade e da zona rural.

A campanha de vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade. Todas devem ser imunizadas contra a doença que deixou sequelas graves em muitas pessoas no passado. O Brasil não registra casos de paralisia infantil desde 1990, mas é preciso continuar vacinando para evitar que o vírus causador da doença volte a atacar.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de atingir 95% do público alvo. Em Patos de Minas cerca de 8.300 crianças devem ser imunizadas. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que foram às unidades de saúde também puderam completar o cartão com outras vacinas, como por exemplo, a segunda dose da vacina contra a gripe.

A Campanha de vacinação contra a poliomielite tem o Dia “D” realizado neste sábado, mas os pais que não conseguirem ir até uma unidade de saúde hoje podem deixar para a próxima semana. A campanha vai até o dia 21 de junho.

Autor: Maurício Rocha