Na próxima segunda-feira (3) tem início mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa. Até o dia 30 de novembro devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, nos 853 municípios mineiros.
A partir deste ano, a vacinação acontece no mesmo período nos Circuitos Pecuário Leste e Centro-Oeste. O calendário foi unificado pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) a pedido do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), visando à erradicação da doença no país, até o final de 2010. A mudança no calendário permitirá que as etapas de imunização, em grande parte do Brasil, sejam promovidas na mesma época, o que facilitará o trânsito de animais.
Cerca de 360 mil criadores de Minas Gerais devem imunizar seus rebanhos. A fiscalização da ação é de competência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela defesa sanitária agropecuária no Estado.
O diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto, pede para que o produtor se conscientize e vacine seu rebanho. “Para a erradicação definitiva da febre aftosa em Minas, ainda é necessária a vacinação. É indispensável que façamos um trabalho eficiente de prevenção e, para tanto, contamos com o exercício conjunto do Poder Público, iniciativa privada e produtores rurais”.
Os danos causados por essa doença não se relacionam à saúde pública, mas às grandes perdas econômicas determinadas pelo sacrifício de todo um rebanho, a partir de um único animal considerado infectado na propriedade. O impacto da presença da aftosa compromete a exportação de carnes, que fica imediatamente impedida mesmo em propriedades sem a presença da doença, além da repercussão internacional, cujos reflexos se observam prontamente na redução de valores do produto nacional, como ocorreram nos surtos já sofridos pelo Brasil.
Surgimento de focos e prevenção
São várias as suposições para o surgimento de focos de aftosa, como os ocorridos no Brasil. Uma delas é o manejo inadequado da vacina, assim como a vacinação parcial, ou seja, a vacinação a partir da seleção de um grupo de animais, deixando o restante do rebanho susceptível. Uma outra, é a entrada do vírus através do contrabando de animais de outros países.
Uma alternativa comprovadamente importante na prevenção da aftosa e que poderá ter grande impacto no controle da doença no Brasil é a vacinação maciça e sistemática dos rebanhos, associadas à conservação adequada das vacinas utilizadas que devem ser mantidas em temperatura variando de 2º C a 8º C. Para isso, é importante a participação dos produtores na adesão ao programa de controle que surge como alternativa mais eficaz na busca por um país livre da doença.
Tecnologia
O governo de Minas está implantando um novo programa informatizado para o controle animal no Estado: Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), que vai possibilitar a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), a atualização de vacinação e cadastro de produtores, permitindo, ainda, uma melhoria do controle da vacinação e da movimentação dos animais.
O Sistema será implantado em novembro e, para seu funcionamento, o atual cartão sanitário será substituído pelo cartão de identificação do produtor.
A substituição vai ocorrer no momento em que o produtor se dirigir ao escritório do IMA para a declaração da vacinação de seu rebanho. A instituição alerta que a declaração só poderá ser realizada na unidade na qual o produtor está cadastrado. Isso porque, nesta oportunidade, o cadastro será atualizado, o novo cartão entregue e o antigo inutilizado. É imprescindível a apresentação do CPF ou CNPJ.
Ao atualizar o cadastro o pecuarista deve declarar o número de animais, com discriminação de sexo e faixa etária. Ainda que haja divergência dos dados constantes nos arquivos do Instituto e da secretaria da Fazenda, ele estará livre de multas, desde que faça a atualização no período estipulado. A anistia tem o objetivo de motivar a declaração real, possibilitando um maior conhecimento do rebanho mineiro. Para o secretário da Agricultura, Gilman Viana Rodrigues, o objetivo é criar um cadastro único para o Estado, tanto qualitativo quanto quantitativo.
Vacinação contra a aftosa começa na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira (3) tem início mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 28/03/2026
- em Cidade
Esquadrilha da Fumaça arranca aplausos e emociona multidão em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande
- (3)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Saúde
Doutor Hely anuncia a destinação de R$ 6 milhões para a Santa Casa de Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 29/03/2026
- em Regionais
Suspeitos são presos com celular roubado antes mesmo da vítima registrar a ocorrência em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Motorista perde o controle da direção na MG 235 e carro vai parar dentro de represa em São Gotardo
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Usuário e Instagram são condenados por vídeo íntimo de mulher com comentários depreciativos em MG
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar prende suspeitos tentando aplicar golpes no comércio em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores contribuindo com a previdência social
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Um quarto das estudantes adolescentes já foi alvo de violência sexual
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Governo destina R$ 15 bi a setores afetados por crises internacionais
- (0)
- COMPARTILHAR